Monitoramento do debate público nas redes sociais na América Latina.

A Sala de Democracia Digital, da FGV ECMI, é uma iniciativa de monitoramento e análise do debate público na internet e para o combate a estratégias de desinformação que ameaçam a lisura de processos político-eleitorais com o objetivo de fortalecer as instituições democráticas.

Desde 2018 o projeto analisa discussões de políticas públicas, temas eleitorais e ações de manipulação do processo político, com uma metodologia própria que hoje é referência no mundo. Ao longo do caminho, expandiu seu trabalho para a América Latina, com parceiros em outros 6 países, além do Brasil, e passou a explorar as regiões brasileiras com proximidade, com parceiros locais.

Este projeto teve início na FGV DAPP, hoje, um dos laboratórios da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Criada em 2012, a FGV DAPP se consolidou como uma referência no cenário brasileiro em pesquisas e análises a partir do uso de redes sociais, dados abertos e conhecimento interdisciplinar.

Unindo toda essa expertise, nasce a FGV ECMI, pioneira em formar o novo perfil de profissionais que atuará em setores estratégicos de Comunicação, Mídia e Informação de instituições públicas, empresas privadas e organizações do Terceiro Setor. A Escola traz a tradição da FGV e a ampla experiência da FGV DAPP na aplicação de Tecnologia e Ciência de Dados para inovar e propor soluções no campo da Comunicação Digital.