13 maio

Vídeos do lançamento da pré-campanha de Lula motivam mais de 34% das interações no conjunto aliado ao petista

Atualizado em 17 de maio, 2022 às 3:43 pm

  • Jingle, peça de campanha e montagem de Ludmilla geram mobilização expressiva no conjunto aliado ao petista, apostando na emoção e nostalgia;
  • Entre o grupo formado por celebridades e influenciadores, vídeos são responsáveis por mais de 11% das interações, com destaque para a mobilização de artistas como a cantora Ludmilla;
  • Peças dão pouca abertura para críticas e mobilizam menos que 2% das interações entre os grupos de oposição ao petista.

O lançamento do jingle e de vídeos da pré-candidatura do ex-presidente Lula para o pleito de 2022 geraram forte comoção, sendo tema de quase 35% das interações da base aliada ao petista, no Twitter, entre 07 e 09 de maio. O levantamento realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) mostra que publicações sobre os vídeos também geraram mais de 15% das interações do debate geral em torno dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB).

O alto volume de interações em publicações sobre as peças indicam sucesso na tentativa da campanha de mobilizar a coesão interna entre militantes e simpatizantes da candidatura de Lula. Destaca-se, também, a presença do tema no cluster que se formou em torno de celebridades e influenciadores que, apesar de não serem diretamente ligados a uma candidatura, posicionam-se contrariamente ao governo de Jair Bolsonaro. O conjunto de celebridades reunidos no vídeo e as menções feitas por artistas à peça – e a outros conteúdos audiovisuais em apoio ao petista – impulsionaram a repercussão do tema.

Entre os perfis de oposição a Lula, nota-se baixa repercussão em relação aos vídeos, o que sugere que os materiais não apresentaram fraquezas que permitissem críticas imediatas e facilmente assimiláveis – no sentido contrário ao de declarações e materiais produzidos pela campanha do petista recentemente.

Mapa de interações do debate sobre presidenciáveis no Twitter
Período: de 07 a 09 de maio

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

Azul ‒ 34,73% dos perfis | 48,39% das interações
Grupo em torno de blogueiros, influenciadores digitais e perfis e páginas de humor da base de apoio da direita e alinhados à campanha de Jair Bolsonaro.

Vermelho ‒ 33,71% dos perfis | 36,40% das interações
Conjunto formado por influenciadores, militantes e políticos de esquerda, alinhados à campanha de Lula.

Lilás ‒ 20,31% dos perfis | 8,25% das interações
Grupo em torno de blogueiros, influenciadores digitais e celebridades sem alinhamento partidário unificado, mas com clara oposição a Bolsonaro.

Laranja ‒ 3,60% dos perfis | 4,05% das interações
Base em torno de pautas e partidos ligados à centro-esquerda, com destaque para o apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes.

Verde ‒ 2,86% dos perfis | 1,59% das interações
Grupo formado por influenciadores e políticos posicionados à centro-direita do espectro político, orbitando sob a influência de nomes como João Doria, Sergio Moro e Eduardo Leite.

Os vídeos de pré-campanha de Lula no debate sobre presidenciáveis

Mapa de interações sobre os vídeos de pré-campanha de Lula no debate sobre presidenciáveis no Twitter
Período: de 07 a 09 de maio

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

Vermelho ‒ 34,89% das interações
Em clima de esperança, os apoiadores de Lula compartilharam o vídeo com a versão do jingle da campanha de 89 e destacaram o apoio de artistas à campanha do ex-presidente. O jingle foi lido como uma ode ao amor à e defesa da democracia, opondo a imagem de Lula a do presidente Bolsonaro, que representaria o medo e o autoritarismo. O perfil do presidenciável petista falou sobre a reconstrução do Brasil, soberania, esperança e apoio ao setor cultural. Além do perfil do ex-presidente e do PT, também se destacam a socióloga e noiva do presidenciável, Janja Lula da Silva, os parlamentares petistas Humberto Costa, Natália Bonavides e Paulo Pimenta. Também se destacam perfis ligados ao setor cultural, como o ilustrador Cris Vector , que fez uma ilustração de Lula e Alckmin como personagens da animação Dragon Ball, e a cantora Ludmilla, que publicou um vídeo seu com a música “Vai dar PT” ao fundo.

Lilás ‒ 17,86% das interações
O grupo de artistas e influenciadores de oposição concentra pontos importantes no debate sobre a reedição do jingle de 89. A participação das cantoras Pabllo Vittar e Duda Beat na gravação e o lançamento da pré-candidatura de Lula foi celebrada pelos usuários desse grupo. O vídeo publicado pela cantora Ludmilla também teve grande repercussão, sendo comentado por parlamentares petistas e pela noiva do ex-presidente. A presença de ex-BBBs, como Arthur Picoli e Gleici Damasceno no evento também gerou um alto volume de interações na plataforma. O perfil de entretenimento CHOQUEI se destaca dentro do grupo, dando informações em tempo real sobre o evento e noticiando a presença de artistas e celebridades ao lado do ex-presidente.

Verde ‒ 2,24% das interações
Entre os políticos e influenciadores de centro-direita, observamos um volume menor de interações. Entre os conteúdos mais retuitados, estão um vídeo que sobrepõe o jingle ao falas e depoimentos que acusam o ex-presidente de corrupção e imagens com o mesmo tema, acompanhadas da frase “com medo de ser roubado novamente” em referência ao nome do jingle. Os usuários desse grupo também se engajam, através de menções e comentários, a tweets do próprio Lula e de seus apoiadores. Nesse grupo, não se destacam figuras políticas ou influenciadores de projeção pública, os principais perfis associados ao debate se apresentam como contra a corrupção e fazem oposição a Lula e a Bolsonaro.

Laranja ‒ 2,10% das interações
Entre os perfis de centro-esquerda, os conteúdos relacionados ao jingle são elogiosos e falam da nostalgia da campanha da década de 80 e dos artistas que apoiam a pré-candidatura de Lula. Ainda assim, os usuários declaram voto a Ciro Gomes, argumentando que não votam por idolatria cega ou emoção, e sim em um projeto político. Entre os perfis de destaque, está o deputado estadual Daniel José e perfis de apoio ao presidenciável Ciro Gomes.

Azul ‒ 1,67% das interações
No grupo dos apoiadores do presidente Bolsonaro, o vídeo que sobrepõe a reedição do jingle a depoimentos e falas que acusam o presidente Lula de corrupção foi compartilhado por influenciadores e lideranças políticas. No entanto, o grupo tem o menor número de interações, mostrando que os apoiadores do presidente não se engajaram no debate sobre a reedição do jingle.

Principais tuítes dos grupos no mapa de interações
Período: Período: de 07 a 09 de maio

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP