Twitter é a rede em que os parlamentares de partidos situados no grupo de centro alcançaram maior protagonismo no debate sobre o Covid-19
Análise de capital digital da FGV DAPP mede o desempenho de atores políticos nas redes com base em interações e visualizações
Atualizado em 24 de março, 2020 às 4:31 pm
O protagonismo do Centro
O Twitter é a rede em que os parlamentares de partidos situados no grupo de centro alcançaram maior protagonismo, ao longo da última semana, no debate sobre o Covid-19.
Embora parlamentares de partidos do grupo de direita tenha maior “capital digital”, tendem a ficar restritos ao campo de apoiadores, enquanto os congressistas de centro e mesmo do grupo de esquerda alcançam um público maior no debate sobre a pandemia.
No grupo de centro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é o parlamentar com maior impacto ao longo dos 7 dias analisados.
Capital digital – Twitter
data de análise: de 0h de 10 de março à 0h de 17 de março
Domínio do grupo da direita
O YouTube, por sua vez, é a rede em que os parlamentares de partidos situados no grupo da direita dominam de forma mais clara o debate público sobre o Covid-19, com claro protagonismo dos congressistas do PSL.
No grupo de partidos de centro, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) é o que apresenta melhor desempenho, seguido outro parlamentar do DEM e um do PSD. Os demais congressistas não apresentam impacto significativo.
Já no grupo de esquerda, as deputadas Gleisi e Jandira, assim como Paulo Pimenta, são os parlamentares com melhor desempenho.
Capital digital – YouTube
data de análise: de 0h de 10 de março à 0h de 17 de março
Deputados do PSL têm maior engajamento
No Facebook, por fim, os deputados do grupo de partidos de direita, sobretudo os do PSL, também apresentam engajamento superior, em geral, aos demais, com destaque para Carla Zambelli, Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro.
Entre os parlamentares dos partidos situados nos grupos de centro, Sargento Fahur se destaca, seguido por Alvaro Dias, Delegado Eder Mauro, Kim Kataguiri e Rodrigo Maia.
Capital digital – Facebook
data de análise: de 0h de 10 de março à 0h de 17 de março