03 jul

O debate digital em torno da propaganda presidencial tem início

por Espacio Público | Chile

Atualizado em 8 de julho, 2021 às 11:41 am

Uma conversa com um alto volume de interações marcou o início da propaganda eleitoral no Twitter. Os candidatos à presidência se posicionaram nesta rede com diferentes níveis de presença, com suas comunidades claramente diferenciadas de acordo com sua posição política.

Na quarta-feira, 30 de junho, teve início a propaganda eleitoral para as eleições primárias de 18 de julho. O espaço tem uma duração de 15 minutos, portanto cada bloco tem 7 minutos e 30 segundos, que foram divididos igualmente entre os candidatos.

A fim de analisar a conversa sobre a propaganda presidencial nas redes sociais, no Debate Digital realizamos uma pesquisa para conhecer em detalhes o conteúdo das publicações e contas com maior influência no Twitter. A busca foi realizada filtrando os tuítes que continham as contas ou nomes dos candidatos e candidatas à presidência, conteúdo sobre a propaganda ou campanha presidencial durante dois dias, das 12h45 do dia 29 de junho às 12h45 do dia 1º de julho. Dentre essas 48 horas de dados, 286.000 tuítes relacionados foram publicados, dos quais 209.400 são retuítes (73%) e 44.600 foram respostas a outros tuítes (16%). O maior número de tuítes por hora foi no final do espaço para a propaganda televisiva, na quarta-feira, dia 30, às 21 h, chegando a 8.945 publicações.

A quantidade de tuítes analisados nesta consulta é relevante, pois os 286 mil relacionados ao debate sobre a eleição presidencial excedem em muito os que analisamos no Debate Digital em consultas anteriores relacionadas ao processo constituinte. Na análise das conversas sobre a declaração dos 34, analisamos 135 mil tuítes, enquanto na tensão gerada na semana anterior à convenção, os tuítes analisados foram cerca de 90 mil. Sem dúvida, as eleições primárias presidenciais estão atraindo mais conversas nas redes sociais do que o processo constituinte. Este ruído afetará o desenvolvimento do processo sem precedentes pelo qual nosso país está passando? Não sabemos, mas o certo é que neste ano, cheio de eleições, o processo constituinte não é o protagonista exclusivo do debate digital.

De acordo com os dados, as palavras mais usadas nas publicações no Twitter são “jadue”, “briones”, “campaña” (campanha), “anuario” (anuário), “franja” (propaganda) e “derecha” (direita), sendo “jadue” a mais mencionada. As palavras estão relacionadas à polêmica sobre o anuário escolar de Daniel Jadue e o conteúdo da faixa do candidato do partido Evópoli Ignacio Briones, que marcou o início da emissão. É possível ver o peso das palavras mais repetidas na nuvem de palavras a seguir.

Por outro lado, em relação às hashtags, assim como nas palavras, aquelas relacionadas à campanha de Daniel Jadue foram as mais utilizadas. Depois da hashtag #franjaelectoral (propaganda eleitoral), as hashtags #jaduepresidente2022, #jaduepresidente e #cancionxladignidad (Canção x A Dignidade), a hashtag apresentada durante a propaganda do candidato, foram as mais utilizadas. Além disso, a hashtag #pongámonosserios (levemos a sério) foi criada e usada como resposta pelo candidato e seus seguidores ao projeto de resolução apresentado pelos deputados da UDI para justificar as declarações classificadas como antissemitas em seu anuário escolar.

As hashtags relacionadas com o resto das candidaturas não alcançaram a mesma relevância que as hashtags do candidato do Partido Comunista. Entretanto, a hashtag #desderegionesconboric (Das regiões com Boric) da campanha de Gabriel Boric foi uma das hashtags mais repetidas depois das hashtags de Daniel Jadue, muito na frente do resto das hashtags dos candidatos da coalizão política Chile Vamos.

Por último, o mapa de comunidades, que mostra as contas com mais conexões, mostra uma clara divisão entre a comunidade de Daniel Jadue (em vermelho), a comunidade de Gabriel Boric (em verde), a comunidade de Paula Narváez (em roxo) e a comunidade de direita (em azul).

A comunidade mostrada em vermelho é a que mais engloba a conversa que foi identificada na busca e, portanto, engloba a maior quantidade de contas. Nos atores relevantes pode ser visto que a conta de Daniel Jadue tem o primeiro lugar, seguida pela conta de Gabriel Boric. Nenhum dos outros candidatos ou candidatas aparece no ranking dos atores mais relevantes na discussão do Twitter.

Os tuítes com o maior quantidade de retuítes foram partiram da conta de Daniel Jadue, respondendo à convocação dos deputados da UDI e implantando a hashtag #PongámonosSerios, da conta da deputada Carmen Hertz, defendendo o candidato, e da conta @yosoyultrapop, criticando a propaganda de Ignacio Briones.

Texto do tuíte 1: Um país em crise de saúde e econômica, centenas de mortes por dia, as famílias não se sustentam, mas os deputados de direita votam para que eu explique o que outros escreveram, em um anuário escolar, há 35 anos!

Texto do tuíte 2: Declaração pública de Miguel Lawner, Prêmio Nacional de Arquitetura, sobre a campanha de terror contra Daniel Jadue.

Texto do tuíte 3: Ignacio Briones: Sabe o que eu gostaria de enterrar? Os restos do meu avô, Andrés Galdámez, um militante comunista, preso e desaparecido em 1974. Sua propaganda é ofensiva e constrangedora, assim como sua sinistra equipe criativa e sua candidatura.

Nota metodológica:

A busca foi realizada através da seguinte consulta na aplicação Trendsmap: ((franja Or campaña OR presidencial) OR(@paulanarvaezo OR @ProvosteYasna OR @danieljadue OR @gabrielboric OR @ignaciobriones_ OR @LavinJoaquin OR @sebastiansichel OR @desbordes OR Narvaez OR Provoste OR Jadue OR Boric OR Briones OR Lavin OR Sichel))

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.