No Twitter, Padre Kelmon desbanca líderes nas pesquisas eleitorais durante último debate presidencial da Globo
Atualizado em 11 de outubro, 2022 às 4:50 pm
- Destaque no Twitter, participação do candidato do PTB no debate gerou os três principais picos de menções no período, com “padre de festa junina” e “candidato laranja” como principais assuntos;
- Além de contestar o título de padre de Kelmon e classificar sua postura no programa como inadequada, 75% dos perfis compartilham memes das declarações do candidato na ocasião.
O último debate presidencial na quinta-feira (29), na Rede Globo, teve repercussão significativa nas redes sociais. Das 22h de 29 de setembro às 13h de 30 de setembro, foram identificadas mais de 4,73 milhões de postagens relacionadas ao episódio no Twitter, segundo um levantamento da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Principal assunto da plataforma no período, Padre Kelmon virou alvo de mais de 2,14 milhões de postagens (aproximadamente 45,3% dos tuítes), chamando tanta atenção quanto os principais líderes nas pesquisas eleitorais ‒ como Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), que aparecem, respectivamente, em 2,46 milhões e 2,13 milhões de postagens (ou cerca de e 45% e 51,9% das tuítes).
Principais palavras sobre o debate presidencial da Globo no Twitter
Período: 22h de 29 de setembro às 13h de 30 de setembro
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV ECMI
Padre Kelman também é responsável pelos três momentos de maior repercussão no período. O primeiro momento ‒ às 23h10 de quinta (29), com 20,33 mil menções ‒ se refere a uma discussão no Twitter se o candidato seria, de fato, padre. O segundo momento ‒ às 23h45, com 18,04 mil menções ‒ se dá no momento em que, durante uma rodada de perguntas e repostas, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) chama Kelmon de “padre de festa junina”, reverberando dúvidas generalizadas sobre seu sacerdócio. O terceiro momento de maior repercussão ‒ às 00h20 de sexta (30), com 17,01 mil menções ‒ é resultado da declaração de Lula se referindo a Kelman como “candidato laranja”, em função do seu suposto apoio a Bolsonaro.
Mapa de interações sobre o debate presidencial da Globo no Twitter
Período: 22h de 29 de setembro às 13h de 30 de setembro
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV ECMI
Esquerda (vermelha) ‒ 35,02% dos perfis | 37,82% das interações
Orbitando políticos de esquerda, influenciadores digitais, jornalistas e pesquisadores críticos ao governo, grupo contesta a participação de Padre Kelmon no debate em virtude de o candidato, dentre outras coisas, não encarar a situação com a devida seriedade; supostamente mentir sobre a alcunha de padre; e insinuar, em diversos momentos, apoio velado a Bolsonaro. Postagens manifestam, ainda, indignação com o fato de Lula ser o principal alvo dos demais candidatos nos embates e classificam como muito ruim o desempenho do atual presidente no evento.
Direita (azul) ‒ 18,81% dos perfis | 27,86% das interações
Composto por políticos de direita, assim como blogueiros e influenciadores digitais conservadores, o grupo sugere que haveria interesse da Globo em proteger Lula no debate e celebra declarações de Jair Bolsonaro que, ao longo do evento, atacam a emissora. Viralizam, também, postagens do perfil oficial de Kelmon em que pede oração a seus apoiadores ou em que reproduz imagens de embates entre o padre e o candidato petista. Outros perfis lançam críticas a Soraya Thronicke em função de comentários negativos sobre o atual presidente durante o programa.
Canais de entretenimento (laranja) ‒ 24,64% dos perfis | 20,75% das interações
Composto por canais de entretenimento e perfis de usuários comuns, esse grupo repercute a informação de que a Igreja Católica desconheceria a participação de Padre Kelmon em atividades relacionadas ao processo formativo religioso, com afirmações de que o candidato nunca teria sido bispo, presbítero e diácono. Além disso, postagens evidenciam declarações supostamente inverídicas de Bolsonaro a respeito da compra de vacinas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Influenciadores (rosa) ‒ 11,16% dos perfis | 8,21% das interações
Agitado por perfis de usuários comuns e influenciadores digitais, o grupo recupera episódios com candidatos de processos eleitorais anteriores para contrastar com a atuação de Padre Kelmon e, em tom de brincadeira, tentar descrever as atitudes do candidato do PTB no debate. Postagens destacam, ainda, o fato de uma candidata mulher, Soraya Thronicke, confrontar e possivelmente irritar o padre. Conforme os tuítes, a atitude teria sido associada à excomunhão da cantora americana Madonna pela Igreja Católica e, também, sinalizaria uma retaliação da contemporaneidade em relação à Idade Média.
Centro e influenciadores (verde) ‒ 4,33% dos perfis | 3,28% das interações
Movimentado por políticos de centro, influenciadores digitais e perfis de humor, esse grupo salienta – em tom de ironia – a coragem de Soraya ao chamar Padre Kelmon de “padre de festa junina”, bem como o questionamento de Lula ao candidato sobre a fome no Brasil. Além disso, postagens dão destaque à atitude de William Bonner, condutor do debate, que precisou chamar a atenção de Kelmon por desrespeitar as regras do debate, comparando a postura do padre com a do diabo.
Principais postagens sobre o debate presidencial da Globo no Twitter
Período: 22h de 29 de setembro às 13h de 30 de setembro
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV ECMI