Lançamento da pré-campanha alavanca interações de Lula, mas Bolsonaro mantém boa performance nas redes sociais
Atualizado em 17 de maio, 2022 às 11:47 am
- Presidente utiliza críticas do segmento artístico para pautar temas como meio ambiente e o enfrentamento da Covid;
- Lançamento da pré-candidatura de Lula motiva disputa de hashtags, com vantagem para mobilização no campo petista;
- Pressionados pela força do grupo de Bolsonaro e pelo lançamento da pré-candidatura de Lula, grupos de apoio a presidenciáveis da terceira via se juntam em um único grupo;
- Conjunto ligado ao entretenimento ocupa 10% dos perfis do debate sobre os presidenciáveis e se consolida forte atuação e influência em ano eleitoral.
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula para a presidência do Brasil alavancou as interações do petista em todas as redes. É o que mostra levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), que, entre 25 e abril e 08 de maio, identificou mais de 25,3 milhões de interações e visualizações nos perfis, páginas e canais dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Apesar do crescimento do petista, o presidente Jair Bolsonaro também manteve alto volume de interações no período, seguindo com distância, especialmente, no Facebook e no Instagram. O embate entre as hashtags em apoio a Bolsonaro e à pré-candidatura de Lula, entre os dias 07 e 08 de maio, mostrou a alta capacidade de mobilização dos perfis em torno da candidatura do petista e também registrou a tentativa de reação por parte dos aliados do presidente. Os nomes da terceira via seguem com baixa capacidade de mobilização nas redes e, na análise sobre a evolução dos perfis aliados no Twitter, chegaram a se unir em um mesmo conjunto. Futuros relatórios vão apontar se a aproximação ocorreu esporadicamente ou se significa, de fato, uma convergência entre os grupos políticos.
Debate geral
Mapa de interações de menções a presidenciáveis no Twitter
Período: de 02 a 08 de maio
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP
Azul ‒ 37,90% dos perfis | 58,75% das interações
Orbitando políticos de direita e blogueiros, canais de mídia alternativa e influenciadores digitais conservadores, o grupo repercute respostas de @jairbolsonaro a mensagens da cantora @anitta convocando jovens brasileiros a provideciarem o título de eleitor ou alertando sobre a importância da preservação da Amazônia. Além das réplicas, também são compartilhadas a agenda e ações do governo federal no setores de Economia, Meio Ambiente e Infraestrutura, como a anistia de dívidas do FIES e a entrega de obras hídricas em municípios paraibanos. O grupo também dirige ataques a imagens que mostram os seguranças de @lulaoficial armados ‒ o que classificam como hipocrisia ‒ e à presença do ex-presidente na capa da revista norte-americana Time.
Vermelho ‒ 40,28% dos perfis | 32,08% das interações
Em grupo centrado em políticos de esquerda, jornalistas, blogueiros, artistas e canais de entretenimento, tem destaque o lançamento da pré-campanha presidencial de @lulaoficial, no sábado (7), com o compartilhamento intenso do jingle Sem medo de ser feliz e do slogan #vamosjuntospelobrasil da iniciativa. Perfis se concentram, ainda, em críticas à gestão atual, como o sigilo imposto sobre informações do Planalto e gastos com o cartão corporativo.
Rosa ‒ 10,80% dos perfis | 2,97% das interações
Movimentado por perfis de artistas, cientistas políticos e jornalistas, esse grupo declara oposição ao atual presidente Jair Bolsonaro, evidenciando informações sobre o título de eleitor e criticando a administração e as políticas desenvolvidas pelo atual presidente. Além disso, esse grupo questiona o porquê de Jair Bolsonaro ainda dispor de vários apoiadores ou “defensores”, uma vez que o governo federal se envolveu em vários escândalos de má administração pública, como: descaso no enfrentamento da pandemia, desemprego, inflação, desvios de dinheiro e pessoas catando ossos para se alimentar.
Laranja ‒ 5,87% dos perfis | 5,00% das interações
Composto por canais de comunicação, pelo ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro e pelo presidenciável Ciro Gomes, esse grupo destina críticas aos presidenciáveis Lula e Bolsonaro. As críticas destinadas a Jair Bolsonaro se referem às políticas de preço dos combustíveis chanceladas pelo governo federal e também à informação de uma possível aproximação entre o gabinete de Bolsonaro e o dono do ouro apreendido pela PF em Sorocaba (SP). Já as críticas dirigidas ao presidenciável Lula dizem respeito à suposta preferência de Lula por regimes autoritários e por Putin nos conflitos entre Rússia e Ucrânia, e, também, há informações que salientam que a média de desmatamento na Amazônia foi maior no governo de FHC e Lula.
Principais tuítes dos grupos no mapa de interações
Período: Período: de 02 a 08 de maio
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP
Evolução da disputa das principais hashtags dos campos de Bolsonaro e Lula no Twitter
Período de análise: de 02 a 08 de maio
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP
- As hashtags #vamosjuntospelobrasil e #brasilcombolsonaro ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar dos Trending Topics no Twitter durante o lançamento da pré-candidatura de Lula, no dia 7 de maio;
- A hashtag #vamosjuntospelobrasil, utilizada pelos apoiadores do presidenciável Lula, começou a crescer às 8h da manhã e atingiu o pico por volta de 12h, com mais de 17 mil interações;
- Já a hashtag #brasilcombolsonaro, que mobilizou apoiadores do presidente, começou a crescer por volta 12h e teve seu pico às 18h, com 5.720 menções;
- No dia seguinte ao lançamento da pré-candidatura de Lula, as hashtags voltaram a ser utilizadas pelos apoiadores dos dois presidenciáveis, mas sem o volume demonstrado no dia anterior.
Interações em perfis de presidenciáveis
Evolução de interações nos perfis de presidenciáveis no Twitter
Período de análise: de 25 abril a 08 maio | Agregado por semana
Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP
- O presidente Jair Bolsonaro teve queda no número de interações e se aproximou do ex-presidente Lula ao final do período analisado. O presidente segue apostando em conteúdos irônicos e se vinculando com críticos de projeção para impulsionar seus conteúdos. Entre os tweets com mais interações está um comentário humorístico sobre a paródia feita por uma escola de samba com sua imagem e respostas alfinetando a cantora Anitta e ao ator Leonardo Di Caprio;
- No Twitter, o ex-presidente Lula permaneceu em crescimento, impulsionado pela interação com temas populares entre os jovens e pelo lançamento da pré-candidatura do presidenciável, que registrou um pico de 634 mil interações durante todo o dia. Entre as publicações de maior destaque estão uma foto com a advogada e influenciadora, Dra. Deolane Bezerra, a publicação da revista Time com o pré-candidato na capa e um tweet em referência a série de filmes Star Wars;
- O presidenciável Ciro Gomes teceu críticas ao presidente Bolsonaro pelo indulto concedido a Daniel Silveira, falou sobre a política de preços da Petrobras e divulgou agendas políticas.
Evolução de interações nos perfis de presidenciáveis no Facebook
Período de análise: de 25 abril a 08 maio | Agregado por semana
Fonte: Facebook | Elaboração: FGV DAPP
- Rede em que o presidente Jair Bolsonaro apresenta a maior distância em relação aos seus principais adversários na disputa presidencial. Há cinco semanas, Bolsonaro se mantém acima das sete milhões de interações, demonstrando estabilidade após períodos de oscilação. Em destaque, posts que buscaram pautar temas como meio ambiente e a atuação do governo na pandemia a partir de críticas feitas por perfis e segmentos do campo artístico.
- Após diversas semanas oscilando entre um e dois milhões de interações, o presidente Lula obteve crescimento expressivo nas duas últimas semanas. Ainda distante dos números de Bolsonaro, Lula calcou seu crescimento em vídeos sobre o lançamento de sua pré-campanha à presidência.
- Os demais pré-candidatos seguem com volume muito baixo de interações na plataforma durante todo o período analisado.
Evolução de interações nos perfis de presidenciáveis no Instagram
Período de análise: de 25 abril a 08 maio | Agregado por semana
Fonte: Instagram | Elaboração: FGV DAPP
- Após ser ultrapassado por Lula na semana do dia 25 de abril, Bolsonaro voltou à liderança de interações no Instagram impulsionado por posts que remetem a questões-chave para atingir eleitores de outros espectros políticos. Entre os destaques, há um print de uma resposta à cantora Anitta, no Twitter, em que o presidente defende números de sua gestão na temática ambiental. Importante destacar, também, uma tentativa de aproximação do eleitorado jovem e feminino, com programas como o Emprega + Mulher.
- Apesar de o ex-presidente Lula ter publicado sobre eventos relevantes na sua biografia e candidatura à presidência, como o posicionamento da ONU em relação ao seu julgamento e o lançamento de sua pré-candidatura, a publicação com mais interações foi uma foto com a advogada e influenciadora Drª. Deolane Bezerra.
- Os candidatos da terceira via obtiveram volume muito baixo de interações, somando apenas pouco mais de 10% das interações do segundo colocado, o ex-presidente Lula.
YouTube
Evolução de interações nos perfis de presidenciáveis no YouTube
Período de análise: de 25 de abril a 08 de maio | Agregado por semana
Fonte: YouTube | Elaboração: FGV DAPP
- No YouTube, o presidenciável Lula lidera o número de visualizações. Os vídeos que apresentaram mais visualizações se referem à presença do ex-presidente Lula na convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e um encontro composto por lideranças políticas – como a deputada federal Joênia Wapichana e o senador Randolfe Rodrigues – para declarar formalmente o apoio do partido Rede Sustentabilidade ao presidenciável Lula nas eleições presidenciais de 2022.
- O presidente Jair Bolsonaro e o presidenciável Ciro Gomes disputam o segundo lugar na corrida dos vídeos com maior número de visualizações. No entanto, vale chamar atenção que é o presidente Jair Bolsonaro quem apresenta o maior número com a live semanal do dia 28/04/2022. Nessa live, Jair Bolsonaro relata o forte apoio que recebe nas ruas e enfatiza problemas sociais, econômicos e políticos vivenciados em outros países. O atual presidente ainda justifica que o aumento nos preços dos combustíveis é consequência da guerra entre Ucrânia e Rússia e os problemas econômicos são resquícios da pandemia e da campanha “Fique em casa”.
- Os presidenciáveis João Doria e Simone Tebet veiculam vídeos com um viés mais propagandista. Enquanto Simone Tebet lança uma biografia enfatizando sua trajetória profissional e política, João Doria exibe a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com a presença de várias lideranças empresariais.