01 set

Imagens do 8 de janeiro e Marco Temporal são pautas em evidência no debate semanal

STF mantém destaque no debate político com novo julgamento

Atualizado em 5 de setembro, 2023 às 9:22 am

Agendas diversificadas marcam semana. Oposição se mobiliza para resgatar pauta de imagens do 8 de janeiro

 

Principais termos sobre Política Institucional no X (antigo Twitter)
Período: 28 de agosto a 01 de setembro

Fonte: X | Elaboração: FGV ECMI

 

  • As investigações envolvendo a família Bolsonaro seguem repercutindo, em debate ainda protagonizado por críticos ao ex-presidente. O grupo também divulgou imagens de Bolsonaro em Belo Horizonte, onde ele teria sido vaiado.
  • A mobilização da oposição bolsonarista ficou em destaque após resgatar o tema das imagens gravadas dos atentados do 08 de janeiro, com críticas às declarações de Flávio Dino sobre possível apagamento por erro contratual. O grupo mobilizou as declarações como “evidência” do alegado envolvimento do governo nos ataques. Em paralelo, também elogiaram a presença do ex-presidente em Belo Horizonte.
  • Episódios envolvendo a Câmara dos Deputados também ficaram em destaque na plataforma. A repercussão da reunião da CPMI ou 08 de janeiro entre a oposição bolsonarista colocou o deputado Nikolas Ferreira em destaque positivo na plataforma, já que ele foi elogiado por apoiadores após “enquadrar” o ex-ministro Gonçalves Dias.
  • Entre governistas, a deputada Erika Hilton foi elogiada após embate com a deputada Cristiane Lopes (União-RO) na Comissão da Mulher, fazendo com que o termo “mulheres trans” ficasse em evidência positiva na semana.

 

Mobilização de povos indígenas e expectativa por voto de Zanin ficam em evidência na repercussão de julgamento do STF

Evolução das menções a Indígenas no X
Período: 28 de agosto a 01 de setembro

Fonte: X | Elaboração: FGV ECMI

 

  • Dando continuidade ao destaque que o STF tem assumido na política nacional, julgamento trouxe nova expectativa pelo voto de Zanin após as controvérsias sobre votos anteriores e o placar empatado do dia 30. Ele foi o ministro do STF mais citado na semana, superando Alexandre de Moraes.
  • Com menor destaque, defensores do Marco Temporal reafirmam que o STF está invadindo prerrogativas do Poder Legislativo, além de acusarem Zanin de estar “finalmente pagando a conta” para o governo.
  • O julgamento também dominou o debate sobre meio ambiente na plataforma: as menções relacionadas a povos indígenas cresceram cerca de 420% entre 29 e 30 de agosto.

 

Orçamento 2024 e números positivos na economia colocam Governo Federal em holofotes favoráveis durante a semana

 

  • A divulgação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2024 e de novos indicadores econômicos contribuiu para aumento de menções favoráveis ao Governo Federal.
  • Apoiadores do governo protagonizaram o debate com elogios à proposta  aumento do salário mínimo acima da inflação, crescimento do PIB e redução do desemprego. Oposição mirou proposta orçamentária, caracterizando o governo como “gastador”, em gestão “que se provará desastrosa” para a economia brasileira.