23 jul

FGV DAPP e Linterna Verde realizam webinar sobre campanhas políticas, desinformação e robôs

No evento, o parceiro do #ObservaAL apresentou duas análises sobre o debate político no Twitter e no WhatsApp

Atualizado em 23 de julho, 2020 às 3:28 pm

A FGV DAPP e o Linterna Verde, parceiro da Sala de Democracia Digital, realizaram na última terça-feira (22/07) o Webinar Campaña electoral y redes sociales para debater campanhas e ações de partidos políticos, desinformação e ações coordenadas, além do papel do WhatsApp nesse cenário. O espaço também serviu para o Linterna Verde apresentar dois estudos de caso sobre o uso do Twitter e WhatsApp nas eleições locais de 2019.

Os resultados da primeira análise identifica a dinâmica do Twitter como espaço para o debate eleitoral, além do possível impacto que suas especificidades tecnológicas e de design tiveram nos resultados das eleições. O relatório que teve o WhatsApp como escopo, se baseia em duas perguntas: como a plataforma foi usada em campanhas regionais? E que relação havia entre esse uso e desinformação? 

Participaram do webinar, os cofundadores do Linterna, Cristina Vélez e Carlos Cortés, e o coordenador de pesquisa da FGV DAPP, Amaro Grassi, além de Liliana Gómez, diretora do mestrado de comunicação da Universidade Javeriana, Juan Fernado Giraldo, cofundador do  Búho Comunicaciones, e Adela Goberna, analista de políticas públicas da Asociación Latinoamericana de Internet (ALAI). 

Este evento é primeiro do projeto Sala de Democracia Digital #ObservaAL, que dá continuidade a essa série de webinars na próxima semana, no dia 30 de julho, com o Cómo monitorear la discusión política en redes sociales: Herramientas útiles y ejemplos sobre la Argentina y Brasil, em parceria com o Chequeado, às 15 horas.  

Confira o debate na íntegra.