#DebateEnRedes: A celebração de Elisa Carrió pelas “vitórias” na Nação e na Cidade foi a mensagem mais retuitada em relação às eleições de Buenos Aires
Por Mariela García
Atualizado em 28 de janeiro, 2020 às 4:03 pm
Se você tem só alguns segundos, leia estas linhas:
- A palavra “Larreta” foi a mais mencionada no Twitter (59%); “Lammens” foi a quarta (35%).
- Matías Lammens foi o autor do tuíte mais respondido.
- O pico de atividade foi registrado às 21h20, enquanto Horacio Rodríguez Larreta fazia seu discurso.
No domingo, além da eleição presidencial, foram votados os candidatos a Chefe de Governo de Buenos Aires, trinta deputados titulares e dez suplentes do Legislativo Municipal. Há também sete membros titulares e quatro suplentes para cada uma das quinze comunas.
Com quase 99% das mesas contadas, o candidato da Juntos por el Cambio (Juntos pela Mudança), Horacio Rodríguez Larreta, conseguiu sua reeleição com 55,9% dos votos. Matías Lammens (Frente de Todos) ficou em segundo lugar com 35,06%. Muito atrás ficaram Matías Tombolini (Consenso Federal) com 5,37% e Gabriel Solano (FIT Unidad) com 3,65% dos votos.
De acordo com os dados obtidos no Trendsmap das 8h do domingo, 27 de outubro, às 8h da segunda-feira, 28 de outubro, houve dois picos de atividade no Twitter relacionados às eleições em Buenos Aires.
O primeiro foi às 21h10 e o segundo às 21h20, momentos em que Horacio Rodríguez Larreta subia ao palco com os resultados que mostravam sua vitória. O Chefe de Governo reeleito agradeceu a Mauricio Macri, Maria Eugenia Vidal e os fiscais, e mostrou reconhecimento aos outros candidatos pela campanha “com muito respeito”.
Número de tuítes sobre as eleições para Chefe de Governo de Buenos Aires
Os dados referem-se à atividade no Twitter entre as 8h de domingo, 27 de outubro de 2019, e as 8h de segunda-feira, 28 de outubro de 2019.
Os números mostram a quantidade de tuítes na Argentina a cada 10 minutos.
Fonte: Elaborado pelo Chequeado a partir da busca de palavras-chave e das contas dos candidatos a Chefe de Governo de Buenos Aires.
Das palavras mais repetidas no Twitter, “larreta” ficou em primeiro lugar com 59%, seguido de “cidade” (42%), “aires” (36%), “lammens” (35%) e “horacio” (30%). Por sua vez, entre os emojis mais utilizados ficaram a mão com os dedos em sinal de V de vitória, que geralmente caracteriza o peronismo, presente em 1,6% dos tuítes, e o globo, que geralmente é associado à Cambiemos (Vamos Mudar), com 1,2%.
Elisa Carrió ficou em primeiro e segundo lugares entre as mensagens mais retuitadas. Às 18h56, ela publicou um tuíte no qual anunciou e celebrou a suposta vitória de Mauricio Macri na Nação e Rodríguez Larreta na Cidade. Às 20h44, ela parabenizou o reeleito Chefe de Governo de Buenos Aires por “arrasar” nas urnas.
Tuíte: Vitória na nação e na Cidade de Buenos Aires. Viva Horacio Rodriguez Larreta! Viva Mauricio Macri!
O jornalista e apresentador Jorge Rial (@rialjorge) foi o autor da terceira publicação que atingiu mais retuítes; e o jornalista Claudio Savoia, o autor da quarta. Ambos mencionaram a vitória de Rodríguez Larreta sobre Matías Lammens, candidato da Frente de Todos.
Entretanto, o tuíte mais citado foi publicado por Maxi Cianni (@maxicianni), que se apresenta no Twitter como “doente por San Lorenzo” e “sócio 4908”. Em sua mensagem, ele criticou a gestão de Lammens como presidente do clube, cargo que ocupa desde 2012.
Tuíte: Contratos que são pagos hoje em @SanLorenzo. Números enormes para jogadores que nunca tiveram bom rendimento em seus times anteriores. O que está por trás disso? Podia explicar isso, não é, @MatiasLammens?
O segundo e o terceiro lugar foram ocupados pelo apresentador Marcelo Tinelli (@cuervotinelli), vice-presidente de Lammens no San Lorenzo. Em suas publicações, ele expressou sua “enorme felicidade” (publicado às 18h) e depois parabenizou Rodríguez Larreta pela “eleição histórica” (publicado às 22h25). Nesse tuíte, ele pediu ao vencedor para estar “à mesa de um acordo político com a oposição, de que este país tanto precisa”.
Tuíte: Parabéns @horaciorlarreta por esta eleição histórica em Buenos Aires. Você é muito trabalhador, um vizinho e uma pessoa aberta a diálogo e consensos. Espero que possa estar à mesa de um acordo político com a oposição, de que este país tanto precisa.
Por outro lado, os agradecimentos de Lammens (@matiaslammens) aos eleitores e sua parabenização a Rodríguez Larreta ficou em primeiro lugar nos tuítes que receberam mais respostas. Deve-se esclarecer que essas respostas podem incluir mensagens a favor ou contra o autor. O tuíte de Tinelli (“Enorme felicidade”) ficou em segundo lugar.
*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Chequeado, na Argentina, Linterna Verde, na Colômbia e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina
A análise original está disponível no site do Chequeado aqui.