Após marca de 1 milhão de infecções, relatos de familiares de vítimas ganham espaço no Facebook
Na contramão dos órgãos sanitários, vídeos publicados no WhatsApp contestam a eficácia de máscaras como meio de prevenção da Covid-19 e defendem que uso aumenta as chances de infecção pelo Sars-Cov-2
Atualizado em 26 de junho, 2020 às 12:08 pm
Debate no Facebook foca o avanço da doença; no Instagram, recuperados são destaque
No Facebook, os links com mais interações repercutiram a marca dos mais de 1 milhão de infectados e 50 mil mortes por Covid-19, atingida no último fim de semana. Junto aos informes, muitas matérias trouxeram relatos de parentes de vítimas, que geraram alto engajamento. No Instagram, perfis de políticos e órgãos do Governo Federal predominam, obtendo alcance potencial e engajamento muito elevados; em foco, postagens sobre o número de recuperados no Brasil.
No WhatsApp, vídeos associam o uso de máscara à diminuição da imunidade
Três vídeos com alto compartilhamento no WhatsApp argumentam que o uso de máscara como prevenção contra a Covid-19 gera o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando as possibilidades de infecção. O argumento apareceu no quarto vídeo mais compartilhado em todo o período, em um depoimento de um médico. Entre os principais link de YouTube em circulação no WhatsApp o argumento também esteve presente, sendo pauta do terceiro e quarto links mais compartilhados. Os vídeos somam mais de 200 mil visualizações no YouTube.
Com argumentos acusatórios, grupos de base e de oposição focam em pautas diferentes
Enquanto perfis da base de apoio ao governo federal têm concentrado suas críticas aos conflitos que vêm recentemente contrapondo o Congresso e o Supremo, de um lado, e o Poder Executivo e seus apoiadores, de outro, o grupo de oposição continua manifestando preocupação e indignação em relação ao suposto descaso do Governo Federal quanto aos saldos negativos da Covid-19 no país e sua falta de comprometimento em controlar a pandemia.