A semana da convenção constituinte nas redes sociais (23 a 26/08)
por Espacio Público | Chile
Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís e Guillermo Marín
Atualizado em 16 de setembro, 2021 às 1:36 pm
Esta semana, no Debate Digital, fizemos uma pesquisa baseada no que foi dito sobre a Convenção Constituinte no Twitter, de segunda-feira, dia 23, a quinta-feira, dia 26 de agosto. A semana foi marcada pela proposta de plebiscitos decisivos, e controvérsias entre os membros.
PALAVRAS
Esta semana, a palavra mais usada nas publicações da busca foi “comisión” (comissão), seguida por “reglamento” (regulamento), “chile” e “pueblo” (povo). Outras palavras que apareceram na conversa foram “política”, “proceso” (processo), “candidato”, “ddhh” (direitos humanos), “libertad” (liberdade), e “izquierda” (esquerda).
RESUMO
124.300 tuítes
105.100 retuítes (85%)
9.100 respostas (7%)
HASHTAGS
Por outro lado, a hashtag mais utilizada esta semana foi a #plebiscitosdirimentes (plebiscitos decisivos), após o debate e o acordo alcançado pela Comissão de Participação Popular da Convenção sobre realizar consultas cidadãs sobre assuntos onde não houver apoio de 2/3 dos membros da convenção constituinte. 19 membros representantes da esquerda e centro-esquerda, desde o Partido Comunista até representantes dos Independentes Não Neutros, concordaram em uma proposta de plebiscitos decisivos para emendar a proposta geral da Comissão. Entretanto, especialistas expressaram dúvidas sobre a viabilidade do instrumento, o que alimentou o debate nas redes sociais. Outras das hashtags mais utilizadas nas publicações desta semana foram #reglamentotalibán (regulamento Talibã), #sacalavoz (expresse-se), #conocimientoenlaconstitucion (conhecimento na constituição), #rechazodesalida (recusar a saída) e #atrevetechile (se atreva, Chile).
A hashtag #reglamentotalibán aparece após os membros dos assentos reservados pertencentes ao povo Mapuche apresentarem uma reclamação ao Comitê Transitório de Ética contra Teresa Marinovic, Katerine Montealegre, Ruth Hurtado e Arturo Zúñiga por atos de racismo contra a Machi Francisca Linconao. Acusam os representantes do Vamos por Chile de discriminação linguística e de ligar a Machi ao crime contra o caso Luchsinger-Mackay. A membro Marcela Cubillos criticou a medida em sua conta no Twitter e usou a hashtag #reglamentotalibán.
TIMELINE
A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na quinta-feira, dia 26, às 21:00 horas.
TUÍTES COM MAIS RT
Esta semana, duas das publicações com o maior número de retuítes são novamente da membro Teresa Marinovic. Em um dos tuítes, Marinovic repreende o também membro da convenção Jorge Baradit, depois de apresentar uma queixa por ameaças contra ela e seus filhos, e dele publicar que também tinha recebido ataques promovidos “por autoridades e grupos de direita”, e que os ataques que ela recebeu contra ela e seus filhos, “talvez a façam refletir”.
Em outro tuíte, Marinovic compartilha um vídeo no YouTube da Fundación Nuevamente, no qual ela fala sobre os “Membros Neonazistas”, e convida seus seguidores a compartilhar e comentar sobre o conteúdo do vídeo.
Por outro lado, o outro tuíte com mais retuítes veio da conta de @Pajarobere, Secretário Geral da Associação Médica, que publicou com ironia as candidaturas do ex-Subsecretário de Redes Assistenciais Arturo Zúñiga para membro da convenção constituinte, da secretária regional ministerial da região metropolitana Paula Labra para deputada, e o ex-Ministro da Saúde Jaime Mañalich para o Senado: “e aqueles que misturavam a pandemia com a política “Para ganhar lugar nas eleições” éramos nós do @colmedchile. As patinhas”, compartilhou ele.
Tuíte 1:
– Subsecretário candidato a delegado
– secretária regional ministerial candidata a deputada
– ministro candidato a Senador
… e aqueles que misturavam a pandemia com a política “Para ganhar lugar nas eleições” éramos nós do @colmedchile.
[emojis com risada]
As patinhas
Tuíte 2:
Já disse @baradit que era “conveniente” a violência física contra um membro. Hoje, a ameaça de agressões físicas e sexuais contra mim e meus filhos pode “me ajudar a refletir”. Quem este valentão pensa que é? Vai apagar os tuítes de novo?
Tuíte 3:
Eu agradeceria se puderem me ajudar a compartilhar este vídeo e dar sua opinião sobre seu conteúdo (eu os leio). Trata-se de membros constituintes com lógica neonazista [link do youtube] via @YouTube
ANÁLISE DE REDES E COMUNIDADES
Esta semana, observamos dispersões semelhantes àquelas observadas anteriormente entre as duas comunidades. No entanto, ao contrário da última publicação do Debate Digital, não há nenhuma conta conectando as duas comunidades. A conta de Teresa Marinovic continua sendo a mais influente na comunidade azul, sem uma conta com peso semelhante na comunidade rosa. Seguindo os resultados da busca, esta semana a conta mais influente na conversa do Twitter volta a ser a do membro Marinovic.
Depois da conta de Teresa Marinovic, as contas mais influentes esta semana foram as de @Pajarobere, a conta de @mister_wolf_0, a conta de Marcela Cubillos, a conta da constituinte pelo distrito 3, Cristina Dorador, e a conta do Vice-presidente da Convenção, o constituinte pelo distrito 7, Jaime Bassa.
NOTA METODOLÓGICA
A consulta desta semana foi realizada utilizando a seguinte consulta: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR (#convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -acusación -”unidad constituyente” -#debateunidadconstituyente.
Através desta busca procuramos filtrar as conversas relacionadas ao processo constituinte, eliminando as publicações que contêm a palavra “acusación” (acusação), a fim de não incluir nas amostras publicações sobre acusações constitucionais, e que não contêm as palavras “unidad constituyente” (unidade constituinte) ou a hashtag #debateunidadconstituyente (debate unidade constituinte), a fim de filtrar as publicações relacionadas ao acordo.
Procuramos dados sobre conversas que aconteceram entre usuários localizados no Chile e em espanhol.
A pesquisa considerou um período entre segunda-feira, 23 de agosto, e quinta-feira, 26 de agosto de 2021.
*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.
A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.