16 nov

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (8-12/11)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín.

Atualizado em 2 de dezembro, 2021 às 10:35 am

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos o que foi publicado pelos usuários do Twitter sobre o processo constituinte e o trabalho da Convenção. A conversa nas redes sociais foi marcada principalmente pelo ressurgimento da polêmica de Rodrigo Rojas Vade. Também apareceram temas nacionais contingentes, como a acusação constitucional contra o Presidente Sebastián Piñera e a votação da quarta retirada de fundos de pensão no Congresso.

Resumo
90.200 tuítes
73.400 retuítes (81%)
7.800 respostas (9%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter
foram “chile”, “renuncia”, “rojas”, “violencia”, “derecha”, “piñera”,
“congreso”, “semana”, “marinovic” e “recurso”.

As palavras “renuncia” y “rojas” apareceram no debate sobre o processo constituinte devido ao ressurgimento da polêmica do ainda Constituinte Rodrigo Rojas Vade. Isto ocorreu depois que a Presidente Elisa Loncón respondeu na terça-feira, dia 9, a uma carta oficial apresentada por um grupo de Constituintes do Vamos por Chile para prestar informações sobre a situação de Rojas Vade. O Constituinte em questão se viu envolvido em uma polêmica assim que se tornou publicamente conhecido, em setembro, que ele havia mentido sobre seu diagnóstico de câncer e depois anunciado seu desejo de renunciar da Convenção Constituinte.

Esta renúncia não podia, e ainda não pode ser efetuada, pois não existem mecanismos para uma saída voluntária. Este cenário, no qual ele permanece como membro da Convenção e recebe seu salário apesar de não assistir e nem participar das atividades há meses, provocou críticas nas redes sociais. Além disso, em menor medida, apareceram palavras associadas à acusação constitucional contra o Presidente Sebastián Piñera, que viajou para a Espanha durante a semana territorial de três Constituintes do Vamos por Chile, e à aceitação pelo Tribunal de Apelações de Valparaíso de um recurso de proteção contra a Convenção Constitucional.

Hashtags

Durante os dias analisados, a hashtag mais utilizada no Twitter foi #renunciarojasvade, devido à polêmica explicada anteriormente. Outras hashtags que apareceram nos resultados da análise foram #cooperativacontigo e #renuncialoncon.

A hashtag #renuncialoncon se manteve nesta semana, porém apareceu em menor medida do que na semana anterior, e não houve tuítes relevantes associados a ela. Da mesma maneira, a hashtag #circoconstituyente se manteve, porém também com menor intensidade.

Por fim, também apareceram as hashtags relacionadas à votação no
Senado a respeito da quarta retirada de fundos de pensão (#cuartoretirodel10xcieto) e à acusação constitucional contra o Presidente Sebastián Piñera
(#acusaciónconstitucional).

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na quarta-feira, 10 de novembro às 17h.

Tuítes com mais retuítes

Durante o período de análise, os tuítes com maior número de retuítes voltaram a ser das contas das Constituintes do Vamos por Chile Marcela Cubillos y Teresa Marinovic. Outro dos tuítes com o maior número de retuítes foi publicado pela conta do veículo de comunicação El Desconcierto.

Marcela Cubillos comentou a resposta da Presidente Elisa Loncón à carta oficial enviada por Constituintes do Vamos por Chila ao conselho para informar sobre a situação de Rodrigo Rojas Vade. A Constituinte do distrito 11 publicou o seguinte em sua conta: “A Presidente @ElisaLoncon respondeu nossa carta oficial e confirmou o que imaginávamos: Rojas Vade não apresentou sua renúncia à Convenção. Ou seja, suas declarações anunciando sua renúncia são apenas isso: declarações”, escreveu, utilizando a hashtag #RenunciaRojasVade e compartilhando uma foto da resposta de Elisa Loncón.

Por outro lado, a Constituinte Teresa Marinovic celebrou em suas redes o fato de o Tribunal de Apelações de Valparaíso ter aceitado um recurso de proteção contra a Convenção Constitucional. O recurso de proteção enviado em outubro busca a nulidade do Regulamento Geral da forma como foi votado e a nulidade de artigos específicos do Regulamento de Participação a respeito a realização de plebiscitos de resolução.

Por fim, umas das publicações mais compartilhadas no Twitter foi publicada na quarta-feira pelo El Desconcierto. O tuíte é um link para uma notícia no site do veículo, na qual informam que os Constituintes do Vamos por Chile Teresa Marinovic (distrito 10), Rocío Cantuarias (distrito 20) e Martín Arrau (distrito 19) viajaram à capital espanhola durante a semana territorial. Alguns veículos de comunicação informaram que o propósito da viagem foi uma reunião com líderes do partido espanhol de extrema direita Vox.

Tuíte 1: A Presidente @ElisaLoncon respondeu nossa carta oficial e confirmou o que imaginávamos: Rojas Vade não apresentou sua renúncia à Convenção. Ou seja, suas declarações anunciando sua renúncia são apenas isso: declarações #RenunciaRojasVade

Tuíte 2: GRANDE NOTÍCIA:
Tribunal aceita recurso contra a Convenção Constitucional por quórum de 2/3 e plebiscitos de resolução | Especial | BioBioChile

Tuíte 3: Marinovic, Cantuarias e Arrau usam semana distrital de constituintes para viajar à Espanha

Análise de redes e comunidades

Nesta semana, a comunidade azul retomou sua influência que estava ausente durante a semana anterior, principalmente por meio das publicações no Twitter do movimento de Teresa Marinovic e Marcela Cubillos, que somam uma quantidade importante de seguidores.
As contas mais influentes nesta semana foram @Mister_Wolf_0, @FernandoLealA, e as contas de Marcela Cubillos, de Teresa Marinovic, do La Tercera e do El Desconcierto.

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR (#convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -acusa* – excepc*

Através desta pesquisa, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas ao trabalho da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, dia 8 de novembro às 00:00 horas e sexta-feira, dia 12 de novembro às 10:00 horas. Para este fim, foram filtradas as conversas relacionadas à acusação constitucional contra o Presidente Sebastián Piñera e as publicações relacionadas à ampliação do estado de exceção na macrozona sul do país. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

 

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.