10 dez

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (6-10/12)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 15 de dezembro, 2021 às 3:33 pm

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos o que foi publicado sobre o processo constituinte e o trabalho da Convenção no Twitter. O debate nas redes sociais foi marcado pela visita do adversário Venezuelano Leopoldo López ao país, a convite de alguns Constituintes, e pelo segundo turno das eleições presidenciais do próximo domingo, 19 de dezembro.

Resumo
114.100 tuítes
96.800 retuítes (85%)
9.200 respostas (8%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter foram “leopoldo”, “lópez”, “chile”, “proceso” e “venezuela”.

As palavras que apareceram na nuvem a partir dos dados estão relacionadas com a visita do adversário Leopoldo López, que esteve no país a convite de Constituintes do Vamos por Chile. A razão de sua visita foi compartilhar a experiência venezuelana com a Assembleia
Constituinte de 1999. Leopoldo López visitou a sede do antigo Congresso Nacional (onde se realiza o trabalho da Convenção) na tarde de terça-feira, dia 7, e advertiu “ver muitas semelhanças” entre o processo chileno atual e o que ocorreu há 20 anos na Venezuela, afirmando que o processo constituinte venezuelano havia sido “o começo do fim da democracia” no país.

Em entrevista com a CNN Chile na mesma terça-feira, a Presidente da Mesa Diretiva da Convenção, Elisa Loncón, esclareceu que “há um setor da direita que sempre tentou boicotar o processo, e não gostaríamos que essa visita fosse usada como instrumento para atacar a Convenção”.

Leopoldo López também se reuniu com o candidato presidencial da Frente Social Cristã, José Antonio Kast. Depois da reunião, o candidato declarou que López “vem desse futuro ao qual não queremos ir como chilenos”, e valorizou a experiência que o visitante trouxe para o processo constituinte e para o trabalho da Convenção.

Hashtags

Durante a semana, as principais hashtags usadas no Twitter em relação ao processo constituinte foram #canal24horas, #candidatollegótuhora, #candidatollegotuhora, #lascarasdelamoneda, #constituyentesporelagua, #kastenmega e #rechazodesalida2022.

As hashtags #lascarasdelamoneda, #candidatollegótuhora e #candidatollegotuhora correspondem a programas de televisão que convidaram, em diferentes dias, os candidatos presidenciais Gabriel Boric e José Antonio Kast.

Por sua vez, a hashtag #canal24horas foi utilizada pela conta @24HorasTVN no tuíte com o maior número de retuítes da semana.

Por fim, a hashtag #ConstituyentesPorElAgua apareceu após a notícia de que, na quinta-feira, dia 9, seria apresentada uma norma relacionada à água na Convenção Constituinte. O vice-presidente da Convenção, Jaime Bassa, publicou em sua conta no Twitter: “Amanhã apresentaremos uma iniciativa para o reconhecimento e proteção do direito à água e ao saneamento na nova Constituição… A Convenção avança. #ConstituyentesPorElAgua”. Outros Constituintes também comemoraram e compartilharam a notícia usando a hashtag.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na terça-feira, 7 de dezembro, às 14h, momento no qual o adversário venezuelano Leopoldo López visitou a sede do antigo Congresso Nacional em Santiago, a convite de Constituintes do Vamos por Chile.

Tuítes com mais retuítes

Os tuítes com maior número de retuítes foram publicados pela conta @24HorasTVN e pelas contas das Constituintes Teresa Marinovic e Fernando Atria. O tuíte publicado pela conta do programa 24 Horas é um trecho de uma entrevista realizada com Leopoldo López no canal nacional, com o compartilhamento de uma das frases: “Não conheço em detalhes como está a discussão interna do processo constituinte aqui no Chile, mas o que eu posso te dizer com muita propriedade é que a Constituinte na Venezuela foi o princípio do fim”.

Por sua vez, a Constituinte Teresa Marinovic compartilhou um link para um vídeo no YouTube da Fundación Nueva Mente, no qual é feita uma crítica à Comissão de Direitos Fundamentais da Convenção por “colocar em dúvida o direito a trabalhar” através de um vídeo que mostra o debate na Comissão a partir da apresentação de uma audiência pública.

Por fim, o Constituinte Fernando Atria respondeu ao tuíte do programa 24 Horas, criticando as afirmações de Leopoldo López: “É uma grosseria que quem primeiro diz que não tem ideia do processo constitucional chileno presuma conhecer o futuro (do Chile, da América Latina)”, escreveu.

Tuíte 1:
Leopoldo Lopez no #Canal24Horas: “Não conheço em detalhes como está a discussão interna do processo constituinte aqui no Chile, mas o que eu posso te dizer com muita propriedade é que a Constituinte na Venezuela foi o princípio do fim”.

Tuíte 2:
AJUDEM-ME com um RT porque às vezes na Convenção se esquece o bom senso:
Convenção coloca em dúvida do Direito a Trabalhar

Tuíte 3:
“Não sei os detalhes do processo constitucional no Chile” // “Não faço ideia do que está me perguntando, mas…”

É uma grosseria que quem primeiro diz que não tem ideia do processo constitucional chileno presuma conhecer o futuro (do Chile, da América Latina).

Retuíte:
Leopoldo Lopez no #Canal24Horas: “Não conheço em detalhes como está a discussão interna do processo constituinte aqui no Chile, mas o que eu posso te dizer com muita propriedade é que a Constituinte na Venezuela foi o princípio do fim”.

Análise de redes e comunidades

Nesta semana, tanto a comunidade rosa quanto a comunidade azul aparecem em tamanhos semelhantes e unidas entre si principalmente pela conta da jornalista da CNN que cobre o trabalho da Convenção, Josefina de la Fuente (@josefina_delaf).

As contas mais influentes nos últimos dias foram @24HorasTVN, seguida pelas contas de Teresa Marinovic, Marcela Cubillos, CNN Chile, Josefina de la Fuente, Fernando Atria, @pierrecuried, e do vice-presidente da Convenção, Jaime Bassa.

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR (#convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -tribunal

Através desta pesquisa, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas ao trabalho da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, 6 de dezembro às 00:00 horas e sexta-feira, 10 de dezembro às 8:30. A palavra tribunal foi eliminada da busca para não incluir as conversas relacionadas à assinatura do candidato Gabriel Boric em um recurso enviado ao Tribunal Constitucional para impedir a expulsão de estrangeiros, situação que foi lembrada no programa da TVN “Candidato, chegou sua hora”. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

 

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.