04 dez

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (29.11 – 03.12)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 6 de dezembro, 2021 às 5:43 pm

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos o que os usuários do Twitter publicaram em relação ao processo constituinte e o trabalho da Convenção. O debate nas redes sociais foi marcado pela polêmica relacionada ao comportamento da Constituinte Teresa Marinovic durante a votação dos integrantes da Secretaria Técnica de Participação e Consulta Indígena.

Resumo
124.700 tuítes
108.700 retuítes (87%)
7.900 respostas (6%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter foram “chile”, “violencia”, “marinovic”, “mascarilla”, “respeto” e “derecha”.

As palavras “teresa”, “marinovic”, “hemiciclo” e “mascarilla” se relacionam à situação que ocorreu durante a votação dos integrantes da Secretaria Técnica de Participação e Consulta Indígena, durante a qual alguns Constituintes repudiaram, por meio de suas contas no Twitter, uma atitude desrespeitosa por parte de Teresa Marinovic. Segundo integrantes da Convenção, ela estava sem máscara, fumando e gritando contra os Povos Originários. Depois, segundo os relatos, ela teria abandonado a assembleia durante a sessão.

Por sua vez, as palavras “carrete”, “declaración”, “disculpas” e “falsedad” se relacionam à petição de alguns usuários do Twitter para que o veículo de comunicação Biobío se desculpasse após publicar uma notícia informado que alguns constituintes teriam realizado uma festa descontrolada durante sua saída regional à região de Biobío no hotel Pettra de Concepción, situação que foi desmentida fortemente pelos envolvidos e também por funcionários do hotel.

Hashtags

Durante a semana, as principais hashtags utilizadas no Twitter em relação ao tema foram #gaspopularya, #contigochv, #boricpresidente, #fakeconstituyentemv, #chvnoticias e #mentirasverdaderas.

A hashtag #gaspopularya apareceu na rede depois que a Associação de Municípios Livres anunciou um possível acordo com o ENAP para comprar e distribuir gás e um preço menor para os habitantes de suas comunas. Mais de 100 prefeitos e prefeitas se reuniram na comuna de Chiguayante para a “Cúpula Nacional do Gás por um Preço Justo”, a fim de encontrar soluções para o problema do acesso ao gás para os cidadãos. No entanto, a Controladoria-Geral da República fechou a porta para a possibilidade, argumentando que “os regulamentos atuais não contemplam isso. ”
A hashtag #mentirasverdaderas apareceu nos resultados porque os convencionais Jorge Baradit e Rocío Cantuarias participaram do programa Mentiras Verdaderas do canal La Red na segunda-feira, dia 29.

Por fim, as hashtags #circoconstituyente e #rechazodesalida reapareceram entre as hashtags mais utilizadas pelos usuários do Twitter em relação aos trabalhos da Convenção. Como na semana anterior, também reapareceram hashtags relacionadas ao segundo turno da eleição presidencial entre José Antonio Kast e Gabriel Boric, como #boricpresidente, #boric, #chilevotaporboric, #kastpresidente2022 e
#meunoconboric.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada no dia 1º de dezembro às 17h. Neste dia, foi votada a integração da Secretaria Técnica de Participação e Consulta Indígena, gerando uma polêmica devido ao comportamento de Teresa Marinovic durante a sessão.

Tuítes com mais retuítes

Os tuítes com maior número de retuítes foram publicados a partir das contas da jornalista Yasna Lewin, da Constituinte do distrito 23, Manuela Royo, e da Constituinte do distrito 26, Adriana Ampuero.
A jornalista Yasna Lewin fez a crítica mais compartilhada contra o veículo de comunicação Bíobío por não desmentir sua notícia publicada: “Não consegui encontrar a correção e nem as desculpas do @biobio pela falsidade com a “festa desenfreada” da Convenção Constitucional. Podem me ajudar a encontrar, por favor? Preciso para as minhas aulas de Jornalismo”, escreveu. Por sua vez, Manuela Royo e Adriana Ampuero fizeram as críticas com mais retuítes a respeito do comportamento de Teresa Marinovic. Compartilhando uma imagem da assembleia, Manuela Royo publicou: “Inapresentável e repudiável o comportamento da constituinte Marinovic na assembleia, sem máscara e com um cigarro, gritando contra os Povos Originários e demonstrando tudo o que seu setor “republicano” representa: intolerância, agressividade e falta de respeito”. Também compartilhando uma foto, a constituinte Adriana Ampuero publicou: “Hoje na #ConvencionConstitucional, a constituinte Teresa Marinovic se negou a usar máscara apesar dos constantes pedidos da mesa e dos constituintes. Depois abandonou a sessão plenária oficial. Essas pessoas falam de respeito, ética, probidade e tolerância só quando lhes convém”.

Tuíte 1:
Não consegui encontrar a correção e nem as desculpas do @biobio pela falsidade com a “festa desenfreada” da Convenção Constitucional. Podem me ajudar a encontrar, por favor? Preciso para as minhas aulas de Jornalismo.

Tuíte 2:
Inapresentável e repudiável o comportamento da constituinte Marinovic na assembleia, sem máscara e com um cigarro, gritando contra os Povos Originários e demonstrando tudo o que seu setor “republicano” representa: intolerância, agressividade e falta de respeito.

Tuíte 3:
“Hoje na #ConvencionConstitucional, a constituinte Teresa Marinovic se negou a usar máscara apesar dos constantes pedidos da mesa e dos constituintes. Depois abandonou a sessão plenária oficial. Essas pessoas falam de respeito, ética, probidade e tolerância só quando lhes convém

Análise de redes e comunidades

Nesta semana, a comunidade rosa apareceu em maior tamanho do que a comunidade azul. No entanto, a conta de Teresa Marinovic se manteve, de longe, como a mais influente em ambas as comunidades, como se pode observar no mapa de comunidades.

As contas mais influentes dos últimos cinco dias depois da conta de Teresa Marinovic são as da jornalista Yasna Lewin, da constituinte Manuela Royo, da constituinte Adriana Ampuero, de Marcela Cubillos, de Jorge Baradit, de Patricia Politzer e do prefeito de Recoleta e ex-candidato presidencial Daniel Jadue.

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR (#convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención)

Através desta pesquisa, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas ao trabalho da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, 29 de novembro às 00:00 e sexta-feira, 3 de dezembro às 09:00. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

 

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.