27 nov

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (22-26.11)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 3 de dezembro, 2021 às 6:09 pm

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos o que os usuários do Twitter publicaram sobre o processo constituinte e o trabalho da Convenção. A conversa nas redes sociais foi marcada principalmente pelos resultados das eleições gerais do domingo, dia 21, e pela polêmica das declarações de Johannes Kaiser, deputado eleito pelo Partido Republicano. O final da análise revelou um aumento do conteúdo relacionado à suposta “festa” da qual alguns Constituintes teriam participado em Concepción.

Resumo
198.600 tuítes
165.800 retuítes (83%)
17.400 respostas (9%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter foram “chile”, “proceso”, “boric”, “democracia”, “baradit”, “derecho”, “concepción”, “diciembre”, e “presidente”.

Assim que se tornaram conhecidos os resultados das eleições gerais do domingo, dia 21, começou nas redes sociais um debate sobe o desenvolvimento da Convenção e sobre como o processo mudaria dependendo de quem ganhar a eleição presidencial do dia 19 de dezembro.

As palavras “baradit”, “johannes”, “káiser”, “kaiser”, e “mujeres” estão relacionadas às declarações feitas pelo deputado eleito pelo Partido Republicano Johannes Kaiser, que questionou, em um vídeo no YouTube, se o voto feminino “havia sido uma boa ideia”. Estas declarações, além de outros comentários e reflexões do deputado que se tornaram conhecidos, foram amplamente criticados. Em resposta às criticas, os usuários que apóiam o candidato comentaram que o Constituinte Jorge Baradit também havia
feito comentários misóginos no passado.

Essa dinâmica de empate também foi utilizada com o candidato presidencial Gabriel Boric, que tem uma acusação por assédio sexual em 2012. As hashtags utilizadas durante a semana, que serão analisadas mais abaixo, também se relacionam com esse debate.

Hashtags

Nesta semana, as principais hashtags utilizadas no Twitter em relação ao tema foram #apruebo, #contigochv, #elecciones2021cl, #rechazodesalida2022, #regiónconstituyente #cooperativacontigo, #kastpresidente2022, #boriccamaleon, #boricpresidente, #boricacosador, #feministasdecarton, #izquierdamiserable e #concepción. De um lado, as hashtags #elecciones2021cl, #kastpresidente2022 e #boricpresidente são relacionadas às eleições de domingo. Por outro lado, as hashtags #boricacosador e #feministasdecarton são relacionadas à acusação de assédio de Gabriel Boric. Já as hashtags #concepción e #regiónconstituyente são relacionadas à saída regional da Convenção Constituinte para a Região do Biobío.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na sexta-feira, 26 de novembro às 10:00.

Tuítes com mais retuítes

Os tuítes com maior número de retuítes foram publicados a partir das contas da Senadora e ex-candidata presidencial Yasna Provoste, de @Asuperbia e do ator chileno Renato Munster.

A candidata à presidência pelo Nuevo Pacto Social, que obteve 11.6% dos votos e ficou de fora das urnas, divulgou nesta terça-feira seu apoio ao candidato do Apruebo Dignidad, Gabriel Boric: “Em 19 de dezembro, votarei a favor da paz e do reencontro. Votarei para que a centro-esquerda possa garantir a democracia e o Estado de Direito. Votarei ratificando nosso compromisso com o processo constituinte. Em 19 de dezembro, votarei por @gabrielboric”, escreveu, compartilhando também uma imagem de sua declaração pública completa.

Por sua vez, o usuário @Asuperbia fez alusão à polêmica com as declarações de Johannes Kaiser: “Fernando Villegas foi afundado pelo The Clinic com testemunhas politizadas, destruindo sua carreira na televisão. Agora, Johannes Kaiser é afundado por um vídeo sem contexto. Jorge Baradit é um Constituinte com mais de 30 tuítes misóginos e passeia na TV como se estivesse em casa. Qual é o nome do filme?”.

Por fim, Renato Munster analisou os resultados eleitorais da Região de Araucânia, compartilhando o seguinte tuíte: “O resultado de Kast na Araucânia é uma bofetada a todos os que justificam os grupos armados que semearam o terror na região. Especialmente os constituintes que exaltaram a luta armada, ignorando as verdadeiras vítimas e as pessoas que querem viver sem medo”.

Tuíte 1:
Em 19 de dezembro, votarei a favor da paz e do reencontro. Votarei para que a centro-esquerda possa garantir a democracia e o Estado de Direito. Votarei ratificando nosso compromisso com o processo constituinte.
Em 19 de dezembro, votarei por @gabrielboric.

Tuíte 2:
Fernando Viellegas foi afundado pelo The Clinic com testemunhas politizadas, destruindo sua carreira na televisão. Agora, Johannes Kaiser é afundado por um vídeo sem contexto. Jorge Baradit é um Constituinte com mais de 30 tuítes misóginos e passeia na TV como se estivesse em casa. Qual é o nome do filme?

Tuíte 3:
O resultado de Kast na Araucânia é uma bofetada a todos os que justificam os grupos armados que semearam o terror na região. Especialmente os constituintes que exaltaram a luta armada, ignorando as verdadeiras vítimas e as pessoas que querem viver sem medo

Análise de redes e comunidades

Nesta semana, as comunidades tiveram um comportamento similar ao que temos visto em ocasiões anteriores. No entanto, apareceram como contas influentes atores políticos que não haviam aparecido anteriormente, como resultado das eleições de domingo passado.

A conta mais influente foi a da Senadora Yasna Provoste, por sua publicação em apoio ao candidato Gabriel Boric. As outras contas mais influentes foram as da Constituinte Marcela Cubillos, de @Asuperbia, de Renato Munster, do deputado pelo distrito 11 Gonzalo de la Carrera, do Senador Felipe Kast e de Bernardo Fontaine.

Gonzalo de la Carrera criticou o trabalho da Convenção em um tuíte muito compartilhado, e anunciou que não votaria pela extensão do prazo no Congresso. Por sua vez, Felipe Kast apareceu na lista depois que seu partido deu seu apoio ao candidato à presidência do Partido Republicano.

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR ( #convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -acusación -excepción

Através desta pesquisa, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas ao trabalho da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, dia 22 de novembro às 00:00 horas e sexta-feira, dia 26 de novembro às 14:00 horas. Para este fim, foram filtradas as conversas relacionadas à acusação constitucional contra o Presidente Sebastián Piñera e as publicações relacionadas à renoação do estado de exceção na macrozona sul do país. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

 

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.