24 jan

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (20-24/12)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 24 de janeiro, 2022 às 11:09 am

Nesta publicação do Debate Digital, analisamos o que foi debatido em relação ao processo constituinte e ao trabalho da Convenção no Twitter durante a semana. O debate foi marcado pelos resultados das eleições presidenciais, pelas visitas feitas à Convenção Constituinte pelo Presidente Eleito Gabriel Boric e sua chefe de campanha, Izkia Siches, e pela visita da ex-presidente e Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Resumo

168.800 tuítes
142.400 retuítes (84%)
12.700 respostas (8%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter foram “presidente”, “boric”, “chile”, “presidenta” e “proceso”.

As palavras mais utilizadas, bem como o restante das palavras que aparecem na nuvem, têm estreita relação com os resultados das eleições presidenciais do domingo passado, 19, nas quais o candidato de 35 anos do Apruebo Dignidad, Gabriel Boric, venceu seu adversário, o candidato da Frente Social Cristã, José Antonio Kast. Com uma alta participação – 55,6% do eleitorado –, Gabriel Boric obteve 55.9% dos votos, tornando-se o presidente eleito mais jovem da história do Chile.

Esta vitória com folga é o principal fator que explica que a comunidade de esquerda seja predominante no mapa de comunidades e que as contas mais influentes da semana pertençam a essa comunidade.

As palavras “presidenta” e “bachelet” são relacionadas à visita, na quinta-feira, da ex-presidente e Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, à Convenção, e sua participação na Comissão de Sistema Político.

Dois dias antes da visita da Alta Comissária, o presidente eleito também fez uma visita à antiga sede do Congresso Nacional, onde se realiza o trabalho da Convenção Constituinte. Ele foi acompanhado por sua chefe de campanha e figura-chave de seu êxito no segundo turno, a doutora Izkia Siches.

Hashtags

Durante a semana, as principais hashtags usadas no Twitter em relação ao processo constituinte foram #graciaskast, #boricpresidentedechile, #laconvenciónsedefiende e #cooperativacontigo.

A hashtag #graciaskast foi usada por apoiadoras do candidato José Antonio Kast para agradecer ao trabalho realizado nos últimos meses pelo político do Partido Republicado e candidato pela Frente Social Cristã.

Por sua vez, a hashtag #laconvencionsedefiende voltou a aparecer com força após a publicação de notícias falsas relacionadas ao trabalho da Convenção, que tiveram que ser esclarecidas pelas autoridades.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na terça-feira, 21 de dezembro às 9h. Por volta deste horário, o Presidente Eleito Gabriel Boric visitou a Convenção Constituinte na antiga sede do Congresso Nacional. A visita da Alta Comissária Michelle Bachelet na quinta-feira também pode ser observada no gráfico.

Tuítes com mais retuítes

Os tuítes com maior número de retuítes da semana foram publicados pela conta do Vice-Presidente da Convenção Constituinte, Jaime Bassa, pela conta da ex-presidente do Colégio Médico do Chile e chefe de campanha de Gabriel Boric, Izkia Siches, e pela conta de @VicoRCN.

Jaime Bassa respondeu a um tuíte publicado pela conta oficial da Convenção Constituinte (@convencioncl), em que se lê: “Dada a circulação de uma entrevista em que se afirma que a Comissão do Meio Ambiente discutiu sobre limitar a exportação de frutas, a Convenção declara categoricamente que nem a Comissão e nem os outros expositores propuseram tal medida”. Bassa, respondendo ao tuíte, acrescentou: “Na Convenção, decidimos enfrentar decisivamente e com firmeza a difusão de notícias falsas e mentiras que afetam nosso trabalho. Peço que nos ajudem com um RT”.

Por sua vez, Izkia Siches respondeu a uma nota publicada pelo veículo La Cuarta com o título: “Sozinha, deu a volta no Norte”: o papel fundamental de Izkia Siches na vitória histórica de Boric.” Siches respondeu à publicação: “Sozinha não… com todo o comando regional, parlamentares, prefeitos, vereadores, núcleos, governadores, partidos, organizações independentes, constituintes, organizações sociais e vizinhos. Muito obrigada a todos e todas. Obrigada, meu norte querido”, escreveu.

Por fim, o usuário @VicoRCN publicou um tuíte criticando a cobertura da mídia sobre o processo constituinte. Assim que se tornou público que a Convenção economizou 900 milhões de pesos e informou à Segpres para uma realocação dos recursos economizados, o usuário publicou: “Tudo bem que a Convenção economizou 900 milhões. Mas nós a mídia chilena não é capaz colocar na primeira página”. Jaime Bassa publicou em sua conta do Twitter na quinta-feira passada, junto com um vídeo explicativo: “Em um esforço importante de gestão eficiente e austeridade, a Convenção economizou mais de 900 milhões em 2021, que serão destinados à participação cidadã e à consulta indígena. A Convenção avança com todos e todas”.

Tuíte 1:
Na Convenção, decidimos enfrentar decisivamente e com firmeza a difusão de notícias falsas e mentiras que afetam nosso trabalho.
Peço que nos ajudem com um RT.

– Retuíte:
Dada a circulação de uma entrevista em que se afirma que a Comissão do Meio Ambiente discutiu sobre limitar a exportação de frutas, a Convenção declara categoricamente que nem a Comissão e nem os outros expositores propuseram tal medida.

Tuíte 2:
Sozinha não… com todo o comando regional, parlamentares, prefeitos, vereadores, núcleos, governadores, partidos, organizações independentes, constituintes, organizações sociais e vizinhos. Muito obrigada a todos e todas. Obrigada, meu norte querido.

– Retuíte:
“Sozinha, deu a volta no Norte”: o papel fundamental de Izkia Siches no retorno histórico de Boric

Tuíte 3:
Tudo bem que a Convenção economizou 900 milhões. Mas nós a mídia chilena não é capaz de colocar na primeira.

Análise de redes e comunidades

Como mencionamos anteriormente, a vitória com folga do candidato do Apruebo Dignidad levou à prominência da comunidade rosa durante os últimos dias. A comunidade rosa apareceu claramente maior do que a comunidade azul, e as contas mais influentes pertencem a essa comunidade. A comunidade azul apareceu de forma enfraquecida frente à comunidade rosa.

Excepcionalmente, a Constituinte Teresa Marinovic não apareceu dentre as contas mais influentes. Ao invés disso, as contas mais influentes da semana foram o Vice-Presidente da Mesa Diretiva da Convenção, Jaime Bassa (@jaime_bassa), o candidato presidencial eleito, Gabriel Boric (@gabrielboric), a conta oficial da Convención Constituyente (@convencioncl), a chefe de campanha de Gabriel Boric, Izkia Siches (@izkia), a conta @VicoRCN e a conta do Constituinte Jorge Baradit (@baradit).

Em sétimo lugar aparece a conta de Sergio Melnick, a única conta da lista pertencente, segundo os dados, à comunidade azul. Ele é seguido pelas contas da Constituinte Cristina Dorador (@criordor), a Presidente Elisa Loncón (@elisaloncon) e o veículo La Neta (@lanetacl).

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR #convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención)

Através desta pesquisa, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas ao trabalho da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, 20 de dezembro às 00:00 horas e sexta-feira, 24 de dezembro às 8:00. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

 

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.