A semana da convenção constituinte nas redes sociais (20/09 – 01/10)
por Espacio Público | Chile
Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín
Atualizado em 18 de outubro, 2021 às 10:27 am
Esta semana, no Debate Digital, apresentamos a que foi debatido a respeito da Convenção
Constituinte e do processo constituinte no Twitter, de segunda-feira, 20 de setembro a sexta-feira, 1º de outubro. A conversa nas redes foi marcada pela votação do regulamento e pela polêmica com a detenção da Constituinte da nação Rapa Nui, Tiare Aguilera.
Palavras
As palavras mais utilizadas nas publicações do Twitter entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro foram “chile”, “reglamento” (regulamento), “proceso” (processo), “aguilera”, “tiare” e “gobierno” (governo). O nome da Constituinte Tiare Aguilera apareceu nas conversas no Twitter logo que, durante a madrugada de domingo, dia 26, a polícia chegou em sua casa em Ñuñoa devido a uma suposta denúncia de violência doméstica. Durante a operação policial, um dos policiais pegou de forma violenta pelo pescoço a Constituinte do povo Rapa Nui, situação que foi registrada em vídeo e rapidamente divulgada nas redes sociais. A Constituinte publicou um comunicado em que desmentiu a existência de uma situação de violência doméstica e criticou a atuação das forças policiais. Ela apresentou uma denúncia por maus-tratos contra os funcionários e um processo administrativo foi iniciado. O caso continua sendo investigado.
A atuação dos policiais foi alvo de críticas por parte dos integrantes da Convenção Constitucional, principalmente dentro do grupo de Constituintes pertencentes aos povos originários. Por outro lado, outros usuários da rede social comentaram que a Convencional estava em estado de embriaguez durante a operação, o que foi compartilhado usando a hashtag #borracha (bêbada), que se tornou uma das hashtags mais usadas durante os últimos dias no Twitter.
Resumo
582.400 tuítes
493.900 retuítes (85%)
42.600 respostas (7%)
Hashtags
As hashtags mais utilizadas durante esses dias foram #laconvencionsedefiende (a Convenção deve ser defendida), #laconstitucionexige2tercios (a Convenção exige 2 terços), #borracha, #convenciontramposa (Convenção da trapaça) e #circoconstituyente (circo Constituinte). A hashtag #LaConvencionSeDefiende continua forte nas publicações do Twitter depois do início de uma campanha na segunda semana de setembro por Constituintes e outros atores políticos relevantes, conforme publicamos no Debate Digital na semana de 7 de setembro. Por outro lado, a hashtag #LaConstitucionExige2Tercios apareceu no Twitter durante as discussões e a votação pela definição do quórum necessário para aprovar as propostas do regulamento da Convenção. Aqueles que criticaram o formato aprovado (maioria simples) utilizaram a hashtag para acusar a Convenção de arbitrariedade e ilegalidade em sua atuação. Além disso, a Associação de Advogados pela Liberdade e Democracia, juntamente com outros cidadãos (incluindo os deputados Gonzalo Fuenzalida e Jorge Alessandri), apresentaram um recurso ao Tribunal de Recursos de Santiago contra a Convenção Constituinte e solicitaram a nulidade das seções dos dias 18 ao 20. O Tribunal de Recursos declarou o recurso incabível.
Linha do tempo
A maior frequência de tuítes por hora foi registrada no dia 26 às 22h.
Tuítes com mais retuítes
Nesta semana, os tuítes com o maior número de retuítes foram publicados a partir da conta do candidato presidencial do Partido Republicano, José Antonio Kast, das contas de Teresa Marinovic e de Jaime Bassa, e do veículo de comunicação @PiensaPrensa. José Antonio Kast publicou uma crítica à Convenção Constituinte, acusando o órgão de “excluir” a República do Chile na nova Constituição: “Quanto mais danos eles causam ao Chile, mais ilegítimos se tornam”, escreveu. Por outro lado, a Constituinte Teresa Marinovic publicou dois dos cinco tuítes com mais retuítes. Em um deles, pediu que seus seguidores compartilhassem um vídeo proveniente do canal do YouTube da Fundación Nuevamente, onde ela aparece comentando “o que está acontecendo dentro da Convenção”. No outro tuíte, Marinovic compartilhou uma notícia publicada pelo veículo de comunicação Ex-Ante, que informa sobre o recurso apresentado ao Tribunal de Recursos para anular a votação do regulamento, e pediu novamente que seus seguidores compartilhassem. Ao tomar conhecimento, no dia 22, que o Gabinete do Orçamento não acatou o pedido da Convenção para complementar os recursos disponíveis, o que desencadeou um conflito entre o Governo e o órgão constituinte, Jaime Bassa publicou: “O Presidente deve cumprir o mandato constitucional de dar suporte econômico e administrativo à CC. Os recursos solicitados são para nossxs trabalhadorxs, para efetivar a descentralização e a equidade territorial do nosso trabalho. #LaConvencionSeDefiende”.
Por fim, o veículo de comunicação @PiensaPrensa trouxe informações sobre a agressão contra a Constituinte Tiare Aguilera, compartilhando o vídeo e parte do comunicado publicado por ela.
Tuíte 1:
A Convenção Constitucional acaba de excluir a República do Chile da nova Constituição. Quanto mais danos eles causam ao Chile, mais ilegítimos se tornam.
Tuíte 2:
POR FAVOR, AJUDEM A COMPARTILHAR
Tere Marinovic: O que está acontecendo dentro da Convenção
Tuíte 3:
FAVOR COMPARILHAR:
NO DIA DE HOJE, 6 CONSTITUIENTES APRESENTARAM UM RECURSO DE PROTEÇÃO PARA ANULAR A VOTAÇÃO DO REGULAMENTO
Constituintes do Chile Vamos apresentam um recurso ao Tribunal de Recursos para anular a votação do regulamento | Ex-Ate
Tuíte 4: O Presidente deve cumprir o mandato constitucional de dar suporte econômico e administrativo à CC. Os recursos solicitados são para nossxs trabalhadorxs, para efetivar a descentralização e a equidade territorial do nosso trabalho.
#LaConvencionSeDefiende
Tuíte 5:
POLICIAL ENFORCOU a Constituinte Tiare Aguilera.
Em um comunicado, Tiare informa que não houve violência doméstica (não há denúncia): “a imprensa mentiu a respeito de uma discussão com meu parceiro”
Análise de redes e comunidades
Nesta semana, a conta da Constituinte Teresa Marinovic voltou a ganhar força, tanto dentro da sua comunidade como no debate em geral no Twitter. Durante esses dias, ao contrário das publicações anteriores do Debate Digital, observamos a existência de contas conectando as duas comunidades. Neste caso, foram as contas CNN e T13.
Por outro lado, as contas mais influentes no debate desta semana, e também em parte da semana anterior, foram as contas de Teresa Marinovic, de José Antonio Kast, do vice-presidente da Convenção Jaime Bassa, seguidas pela conta de Presidente Elisa Loncón e das contas de Marcela Cubillos e @jou_kaiser.
Nota metodológica
A consulta desta semana foi realizada através da seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR (#convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -electoral
Por meio desta consulta, buscamos filtrar as conversas relacionadas ao processo constituinte. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol. A consulta considerou um período de tempo entre segunda-feira, 20 de setembro e sexta-feira, 1º de outubro de 2021, com o objetivo de incluir a votação do regulamento da Convenção.
*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.
A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.