30 out

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (15-29/10)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 4 de novembro, 2021 às 10:45 am

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos quais e como foram as reações dos usuários do Twitter aos dias dos 155 Discursos de Abertura da Convenção
Constituinte, de 15 a 29 de outubro.

Resumo

22.800 tuítes
21.200 retuítes (93%)
120 respostas (1%)

Palavras

Uma vez aprovado e publicado o Regulamento Geral da Convenção Constituinte e as comissões permanentes constituídas, foi dado espaço para os Discursos de Abertura, iniciando a discussão substantiva do texto constitucional. Cada um dos 155 Constituintes teve 5 minutos para realizar um discurso, o que se traduziu em vários dias de falas sobre as diferentes posições dos Constituinte sobre a redação de uma nova Constituição, de quarta-feira, 20 de outubro, até terça-feira, 26 de outubro, quando a presidente Elisa Loncón encerrou o dia com seu discurso.

As palavras mais usadas nas publicações no Twitter foram “ayúdenme” (ajudem-me), “tere”, “marinovic”, “compartirlo” (compartilhar) e “corriente” (corrente).

A maioria das palavras mais utilizadas são relacionadas ao tuíte publicado pela Constituinte Teresa Marinovic na terça-feira, 26 de outubro, dia em que fez seu discurso, publicando um link para um vídeo na conta do Youtube da Fundação Novamente intitulado Tere Marinovic contra a corrente: “Meu discurso de abertura da Convenção Constitucional. “AJUDEM-ME A COMPARTILHAR!”, publicou O tuíte alcançou hoje mais de 5.500 retuítes e 7.100
reações “gostei”.

Hashtags

A hashtag mais usada no período analisado foi #laconventionavanza (a convenção avança). Outras hashtags frequentemente utilizadas foram #antofagasta e #archivoshistóricolaneta (arquivo histórico de La Neta). A presidente Elisa Loncón compartilhou com seus seguidores no Twitter seu discurso de abertura completo em Mapudungún, marcando a conta oficial da Convençãom, @convencioncl e usando a #LaConvenciónAvanza. Outros constituintes também utilizaram a hashtag #LaConvenciónAvanza para compartilhar fotos dos dias de discursos e outras imagens de trabalhos nas comissões. A conta da Convenção também usou a hashtag para compartilhar notícias relacionadas na rede social.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na terça-feira, 26 de outubro, às 14h, depois que o discurso do Constituinte do 16º distrito, Nicolás Núñez, que incluiu canto e violão, se tornou viral. Em sua fala, convocou a desformalizar os espaços de tomada de decisão, como a Convenção Constituinte. Esta intervenção em particular foi amplamente comentada, com felicitações, por um lado, e críticas, por outro.

Tuítes com mais retuítes

Nestes dias, os tuítes com maior número de retuítes, além do referido tuíte de Teresa Marinovic, vieram da conta de Jaime Bassa e da conta do programa 24 Horas do canal nacional. O vice-presidente da Convenção Constituinte, Jaime Bassa, publicou uma foto fazendo seu discurso e compartilhou parte dela junto com a hashtag #DiscursosDeApertura (discursos de abertura): “Somos o fim de uma história de desapropriações; desapropriação dos bens comuns, mas também da capacidade de imaginação política. Ao mesmo tempo, somos o início de um caminho de transformação, que nos permite ver o futuro com esperança”, escreveu. Por outro lado, a partir da conta do programa 24 horas, foi compartilhado um link para o discurso que Teresa Marinovic estava fazendo, e um trecho dele foi publicado: “Estamos aqui para fazer um texto constitucional, é para isso que vim. Mas encontrei mais disposição para aumento de bonificações, simulação de doenças, mentiras e vitimização”.

Tuíte 1:
Meu discurso de abertura da Convenção Constitucional! Ajudem-me a compartilhar!
Tere Mrinovic contra a corrente

Tuíte 2:
“Somos o fim de uma história de desapropriações, desapropriação dos bens comuns, mas também da capacidade de imaginação política. Ao mesmo tempo, somos o início de um caminho de transformação, que nos permite ver o futuro com esperança”.
#DiscursosDeApertura

Tuíte 3:
@tere_marinovic no Discurso de Abertura: “Estamos aqui para fazer um texto constitucional, é para isso que vim. Mas encontrei mais disposição para aumento de bonificações, simulação de doenças, mentiras e vitimização”.

Análise de redes e comunidades

Ao filtrar apenas as postagens relacionadas aos discursos principais, o número de postagens é menor. Portanto, as interações ocorrem em menor número. A conta mais influente é, de longe, a de Teresa Marinovic. Segue-se a conta de @24horastvn, e depois a conta de Jaime Bassa, a conta oficial da Convenção Constituinte @convencioncl, a conta da Constituinte do distrito 3, Cristina Dorador, a conta do veículo @lanetacl e a conta da presidente Elisa Loncón. A conta @24horastvn aparece como a mais influente de uma terceira comunidade (em verde no mapa), que também atua como um conector para os diferentes grupos.

Nota metodológica

A pesquisa foi feita por meio do aplicativo Trendsmap com a seguinte busca: #DiscursosDeApertura OR “discursos de apertura” OR “discurso de apertura”. Por meio dessa busca, buscamos filtrar as conversas relacionadas exclusivamente aos discursos de abertura proferidos na Convenção Constituinte entre os dias 20 e 26, e suas reações no Twitter. Buscamos dados de conversas produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol. A busca considerou o período de tempo entre a sexta-feira, dia 15, e a sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021.

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.