21 dez

A semana da convenção constituinte nas redes sociais (13-17/12)

por Espacio Público | Chile

Por Nieves Alcaíno, Manuel Arís, Guillermo Marín

Atualizado em 27 de dezembro, 2021 às 10:49 am

Nesta semana, no Debate Digital, analisamos o que foi publicado em relação ao processo
Constituinte e ao trabalho da Convenção no Twitter. O debate nas redes sociais foi fortemente marcado pelas eleições presidenciais que aconteceram neste domingo, dia 18, e pelas atividades dos Constituintes durante a semana territorial.

Resumo

95.800 tuítes
80.500 retuítes (84%)
7.300 respostas (8%)

Palavras

Nesta semana, as palavras mais utilizadas no debate do Twitter foram “boric”, “campaña”, “proceso”, “chile”, “domingo” e “candidato”.

As palavras são fortemente relacionadas ao segundo turno das eleições presidenciais que aconteceram neste domingo, 18 de dezembro, entre o candidato do Apruebo Dignidad, Gabriel Boric, e o candidato da Frente Social Cristã, José Antonio Kast.

Um dos pontos mais importantes e mencionados no debate entre os dois candidatos foi qual será sua postura frente ao processo constituinte caso seja eleito. De um lado, José Antonio Kast tem sido um importante detrator do processo, conclamando a rejeição da ideia de redigir uma nova Constituição. Do outro lado, Gabriel Boric foi parte da origem do processo, sendo parte do Acuerdo por la Paz, além de defender
e apoiar o trabalho dos Constituintes ao longo do processo.

Hashtags

Durante a semana, as principais hashtags usadas no Twitter em relação ao processo constituinte foram #boricpresidentedechile, #boricpresidente, #feministasydisidenciasxboric, #valdiviacl, #observalosríos, #antofagasta e #debateanatel.

Assim como na nuvem de palavras, as hashtags mais utilizadas são relacionadas à eleição presidencial. Na segunda-feira, foi realizado o último debate presidencial, e a quinta-feira foi o último dia de campanha legal, ocasião na qual as redes sociais se preencherem de comentários relacionados ao tópico.

Nesta semana, não apareceram hashtags associadas diretamente ao trabalho da Convenção, exceto por #territorioconstituyente, utilizada para mostrar as atividades dos Constituintes durante a semana territorial da Convenção.

Linha do tempo

A maior frequência de tuítes por hora foi registrada na quinta-feira, 16 de dezembro, às 15h. Na quinta-feira, além de ser o último dia de campanha legal, no qual os dois candidatos realizaram atos massivos de encerramento das campanhas, foi publicada a morte da viúva do ditador Augusto Pinochet, fato amplamente discutido nas redes sociais. Os dois candidatos fizeram referências à morte de quem foi uma autora e cúmplice de uma série de delitos durante a ditadura militar no Chile.

Tuítes com mais retuítes

Os tuítes com maior número de retuítes da semana foram publicados a partir da conta de @Cris_Sarabia, da Constituinte Teresa Marinovic e da conta de @Awkan986.

Tanto a conta de @Cris_Sarabia como a conta de @Awkan986 publicaram tuítes criticando o veículo Biobío assim que foi publicaram uma notícia relacionada ao exame toxicológico que o candidato Gabriel Boric apresentou durante o debate presidencial da Anatel na segunda-feira, 13, quando foi repreendido por seu oponente. As duas publicações relembraram a nota publicada pelo veículo sobre uma suposta “festa desenfreada” que teria sido realizada por um grupo de Constituintes no Hotel Pettra de Concepción durante sua saída regional ao Biobío, fato que foi desmentido tanto pelos Constituintes quanto pelos funcionários do hotel.

O usuário @Cris_Sarabia criticou o anseio por desinformação de um dos jornalistas do veículo: “Lembram da ‘festa’ da convenção, que nunca foi comprovada por falta de testemunhas? O @Francotirador do @biobio instalou um tópico como jornalista, assim como Mario Vera faz hoje com o exame toxicológico, a linha editorial do @biobio é a encarregada de instalar as fake news?”, publicou.

Por sua vez, o usuário @Awkan986 publicou em sua conta: “Parem de chorar, ele só disse que é irresponsável o jornalista do @biobio, o mesmo veículo que publicou a festa dos Constituintes. Eles nunca reconheceram que mentiram”. Este tuíte faz referência às criticas recebidas pelo candidato Gabriel Boric por chamar de “irresponsável” o jornalista da Biobío ao deixar a assessoria de imprensa após o debate, depois de questionar o candidato sobre a validade do exame toxicológico que ele havia apresentado.

Por sua vez, o tuíte de Teresa Marinovic foi uma resposta a um tuíte de outro usuário (@IvoGodoyFer) no que parece ser um vídeo do também Constituinte Jorge Baradit fazendo campanha pelo candidato do Apruebo Dignidad, Gabriel Boric. Teresa Marinovic escreveu em sua conta: “Por isto votei contra as ‘semanas territoriais’ da Convenção. Anunciei que seriam só uma forma de fazer campanhas. DITO E FEITO!”, compartilhou.

 

Tuíte 1:
Lembram da “festa” da convenção, que nunca foi comprovada por falta de testemunhas?
O @Francotirador do @biobio instalou um tópico como jornalista, assim como Mario Vera faz hoje com o exame toxicológico, a linha editorial do @biobio é a encarregada de instalar as fake news?

Tuíte 2:
Por isto votei contra as “semanas territoriais” da Convenção. Anunciei que seriam só uma forma de fazer campanhas. DITO E FEITO!

Retuíte:
Como vai o trabalho, Baradir..? Precisa de mais aumento para avançar com a nova constituição..? @tere_marinovic @joseantoniokast

Tuíte 3:
Parem de chorar, ele só disse que é irresponsável o jornalista do @biobio, o mesmo veículo que publicou a festa dos Constituintes. Eles nunca reconheceram que mentiram

Análise de redes e comunidades

Nesta semana, e diferentemente das últimas publicações do Debate Digital, a comunidade rosa apareceu em tamanho maior e com maior número de interconexões que a comunidade azul. No entanto, a Constituinte Teresa Marinovic continua sendo a conta mais influente em ambas as comunidades.

Depois de Teresa Marinovic, as contas mais influentes da última semana foram Bernardo Fontaine (@berfontaine), @ Awkan986, @Cris_Sarabia, @ Mister_Wolf_0, @observalosrios, o Vice-Presidente da Mesa Diretiva da Convenção, Jaime Bassa (@jaime_bassa), o Deputado da Convergência Social, Diego Ibáñez (@diego_ibanez), o Constituinte Jorge Baradit (@baradit) e o também Constituinte Ignacio Achurra (@ignacioachurra).

Nota metodológica

A análise foi realizada através da ferramenta Trendsmap com a seguinte busca: (constituyente OR constituyentes OR constitucional OR constitución OR constitucion OR convencion OR convención OR convencionales OR convencional) OR #convencionconstituyente OR #convenciónconstituyente OR #convencionconstitucional OR #convenciónconstitucional OR #convencion OR #convención) -tribunal

Por meio desta análise, buscamos filtrar as conversas no Twitter relacionadas aos trabalhos da Convenção Constitucional e ao processo constituinte entre segunda-feira, dia 13 à meia-noite e sexta-feira, dia 17 às 7:45. A palavra tribunal foi eliminada da busca para não incluir as conversas relacionadas à assinatura do candidato Gabriel Boric em um recurso enviado ao Tribunal Constitucional para impedir a expulsão de estrangeiros, situação que foi lembrada no programa da TVN “Candidato, chegou sua hora”, na semana passada. Coletamos dados de conversas que foram produzidas por usuários localizados no Chile e em espanhol.

*A Sala de Democracia Digital é uma ação da FGV DAPP, em parceria com Animal Político, no México, Bolivia Verifica, na Bolívia, Confidencial, na Nicarágua, Chequeado, na Argentina, Espacio Público, no Chile, Linterna Verde, na Colômbia, e Ojo Público, no Peru. Nós monitoramos o debate público nas redes sociais pela América Latina.

A análise original está disponível no site do Espacio Público aqui.