Monitorando o debate político das redes sociais no Brasil e, agora, em mais três países da América Latina.

A Sala de Democracia Digital é uma iniciativa da FGV DAPP para o monitoramento e análise do debate público na internet e para o combate a estratégias de desinformação que ameaçam a lisura de processos político-eleitorais com o objetivo de fortalecer as instituições democráticas. 

Em 2018 o projeto teve como enfoque nas eleições Brasileiras, com análises diárias sobre as discussões de políticas públicas, temas eleitorais e ações de manipulação do processo político, com o desenvolvimento de uma metodologia própria que hoje é referência no mundo

Agora, a Sala de Democracia Digital entra em nova fase com parceiros na América Latina para desenvolver a experiência de pesquisa aplicada para outros países da região, expandindo seu objetivo. Os parceiros do #ObvervaLA são a agência de fact-checking Chequeado, na Argentina, o site Linterna Verde, na Colômbia e o veículo de jornalismo investigativo Ojo Público, no Peru. O projeto visa agora contribuir para a compreensão do fenômeno das redes sociais e, mais profundamente, da digitalização na democracia.

Sobre DAPP FGV

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas é um centro de pesquisa social aplicada da Fundação Getulio Vargas, que tem o objetivo de promover a inovação para políticas públicas por meio do uso de tecnologia, transparência e análise de dados. Criada em 2012, a FGV DAPP se consolidou como uma referência no cenário brasileiro em pesquisas e análises a partir do uso de redes sociais, dados abertos e conhecimento interdisciplinar. O estudo “Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil”, publicado em agosto de `, que produziu um diagnóstico da presença de robôs em momentos-chave da política brasileira desde 2014, gerou ampla repercussão e tornou-se referência no debate sobre a desinformação no contexto brasileiro.

Desde dezembro de 2017, a FGV DAPP integra, por meio do seu Diretor, Marco Aurélio Ruediger, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que discute iniciativas para mitigar o impacto das práticas de desinformação no processo eleitoral deste ano.

Conheça mais sobre DAPP FGV