03 fev

Para os brasileiros no Twitter, só Bernie Sanders é candidato nas primárias democratas

Análise da FGV DAPP mostra o que leva o senador de Vermont que se define como “socialista democrático” a ser o campeão da preferência

Por Lucas Calil para o El País | Opinião

Atualizado em 4 de fevereiro, 2020 às 1:22 pm

Nesta semana, com o caucus do Estado de Iowa, começa a (provavelmente longa) disputa pela difícil função de ser o oponente de Donald Trump, em novembro, nas eleições gerais dos Estados Unidos. As primárias do Partido Democrata, de forma muito pouco usual ao longo das últimas décadas, chegam ao início de votação com muitos candidatos ainda em campanha e sem um claro favorito com ampla aceitação pelo establishment e pelas pesquisas de intenção de voto. No entanto, sob o âmbito de repercussão do processo político americano para os brasileiros no Twitter, com dados coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), quem dá as cartas em impacto, com sobras, é o senador Bernie Sanders, que vem adquirindo forte aumento de popularidade nas últimas semanas.

Desde 1º de janeiro, já houve 89,3 mil menções às primárias democratas ou a seus candidatos no Twitter no Brasil, e Sanders é citado em 23% dessas publicações (20,6 mil postagens) —mais que o dobro das menções à segunda candidata com mais referências diretas, a senadora Elizabeth Warren (9%, ou 8 mil tuítes), que divide com Sanders o espectro ideológico mais à esquerda dentro do partido e da disputa. Joe Biden, que desde o começo da campanha, ainda em 2019, lidera as pesquisas, mas vem perdendo apoio nos early states (os quatro primeiros estados a votar nas primárias, Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul), só aparece em 5% dos tuítes (4,5 mil menções).

Uma análise qualitativa e discursiva sobre os atores, as agendas e as temáticas do debate sobre política dos Estados Unidos no Twitter brasileiro permite um entendimento mais detalhado sobre as razões do protagonismo de Sanders.

Continue lendo no site do El País